Terreiro de Umbanda Caboclo Akuan, em Campinas.
Reprodução/Terreiro Caboclo Akuan
Terreiro de Umbanda Caboclo Akuan, em Campinas.


Os templos de religiões afro-brasileiras de Campinas devem continuar fechados, mesmo com a retomada gradual de cultos religiosos anunciada na última quinta-feira (28) pelo prefeito Jonas Donizette (PSB). Em nota oficial emitida nesta sexta (29), a Associação dos Religiosos das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Campinas e Região (ARMAC) recomendou que terreiros, casas, sítios, centros e demais templos não voltem a funcionar.

Jonas comunicou que, a partir do dia 1º de junho, templos religiosos poderão retomar as atividades, com 30% da capacidade total e respeitando medidas de prevenção como o uso de máscaras e o distancimaento social , além da proibição da pariticpação de pessoas com mais de 60 anos.

Na avaliação do Pai Joãozinho Galerani , diretor da ARMAC, a reabertura dos templos neste momento pode trazer consequências graves.

Você viu?

"Pelas regras apresentadas pela Prefeitura Municipal de Campinas, fica nítido que poderemos ter sérios problemas com a reabertura parcial de nossos templos, tanto juridicamente como no quesito de contaminação. Nosso maior sagrado são as vidas do nosso povo", diz o diretor no comunicado.

Leia também: Campinas vai além de plano de Doria e decide reabrir igrejas e restaurantes

Só em julho

A nota também pede que os líderes das relegiões de matriz africana de Campinas sigam o plano de reabrir os templos no dia 20 de julho. "Para que esta data seja mantida, dependerá da queda nos números de contaminação e mortes pela covid-19, além do percentual de ocupação das UTIs", avisa o texto.

A reabertura de igrejas não foi citada em nenhuma das cinco fase do plano de retomada econômica proposto pelo governador de São Paulo, João Doria . Ainda assim, Jonas Donizette se baseou em um decreto do governo federal, que declarou as atividades religiosas como essenciais, para incluir mais essa liberação em Campinas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!