Vestibular da Unicamp tem número recorde de candidatos isentos

Taxa de isenção deve aumentar ainda mais, uma vez que as inscrições foram prorrogadas

Vestibular da Unicamp será em janeiro de 2021.
Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Vestibular da Unicamp será em janeiro de 2021.


O número de candidatos isentos inscritos no V estibular 2021 da Unicamp é o maior já registrado pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). De acordo com a universidade, 9.724 candidatos foram contemplados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição. No ano passado, o número de isentos foi de 8.303.

Neste ano, a Unicamp recebeu 11.541 pedidos de isenção, e vai receber mais. Isso porque as solicitações foram retomadas, após o anúncio de que o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) não será utilizado no processo seletivo da universidade de Campinas. Com isso, novos pedidos podem ser realizados até o dia 31 de julho, na página da Comvest.

Leia também: Portal iG estreia série de lives com pré-candidatos

A isenção é concedida a candidatos de baixa renda, com até 1,5 salário mínimo por morador da residência, candidatos a curso de licenciatura ou tecnologia no período noturno e funcionários da Unicamp e Facamp. Segundo a Unicamp, 8.553 do total das isenções concedidas neste ano foram para estudantes de baixa renda.

Você viu?

Depois da aprovação da isenção, os candidatos ainda precisam se inscrever no vestibular, o que pode ser feito até o dia 8 de setembro. A lista dos contemplados está disponível em http://www.comvest.unicamp.br/ , mas também deve ser encaminhada por e-mail aos solicitantes.

Sem Enem

Devido à incompatibilidade de calendários, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano, não será aceito para ingresso na Unicamp. As 639 vagas oferecidas pelo edital Enem-Unicamp, cerca de 20% das vagas totais de ingresso, serão ofertadas no vestibular tradicional, incluindo as vagas oferecidas para alunos de escolas pública e autodeclarados pretos e pardos.

Os percentuais de vagas para ações afirmativas de cotas étnico-raciais e para candidatos oriundos de escola pública estão mantidos.

Só em janeiro

A 1ª fase do vestibular 2021 será realizada nos dias 6 e 7 de janeiro. As provas serão realizadas em dois dias diferentes para reduzir aglomerações, como medida de prevenção contra a Covid-19.

O dia de realização da primeira fase, para cada candidato, depende do curso escolhido. Candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no dia 6 de janeiro, uma quarta-feira.

Já os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde farão a prova no dia seguinte, ou seja, 7 de janeiro, uma quinta-feira.  A segunda fase do Vestibular não sofrerá alteração do formato e continuará sendo aplicada em dois dias: 7 e 8 de fevereiro de 2021.