Campinas divulga planejamento para retomada das aulas em outubro

Prefeitura vai fazer consulta pública para saber opinião dos pais; rede municipal terá retorno apenas do 5º e do 9º ano

Alunos da escola municipal do Parque Oziel, durante entrega de kits de material escolar, em fevereiro, antes da pandemia.
Foto: Fernanda Sunega
Alunos da escola municipal do Parque Oziel, durante entrega de kits de material escolar, em fevereiro, antes da pandemia.


O prefeito Jonas Donizette (PSB) apresentou, nesta segunda-feira (31), o planejamento para a retomada das aulas presenciais em Campinas , no dia 8 de outubro, caso as metas do Plano SP sejam atingidas. Em transmissão com a participação da secretária de Educação, Solange Pelicer, e do secretário de Saúde, Carmino de Souza, foi anunciado que a rede municipal deve retomar as atividades apenas para alunos do 5º e do 9º ano.

“Quintos e nonos anos são finais das etapas: o 5º ano do Fundamental I e o 9º ano do Fundamental II. Nonos anos vão para o ensino médio ano que vem, para colégios técnicos, então priorizamos que tenham aula diariamente. Eles serão divididos nas salas, respeitando o distanciamento, e terão aulas presenciais todos os dias. Os quintos anos também, muitos deixam a rede municipal para ir à estadual”, explicou Pelicer durante a coletiva.

Leia também: Covid-19: Campinas chega a 27.673 contaminados e 1.018 óbitos

Você viu?

O retorno, no entanto, será facultativo. Os pais que quiserem seguir com os filhos estudando à distância podem fazer essa opção. De acordo com o plano, os demais anos do ensino fundamental continuariam sem atividades presenciais, com eventuais deslocamentos até a escola para retirar materiais. No ensino infantil, a Prefeitura planeja autorizar a volta de alunos de 4 e 5 cinco anos.

Diferenças nas redes particular e estadual

As escolas da rede de ensino particular precisam seguir a regulamentação definida para o ensino infantil, sem permitir a presença de menores de 4 anos. Já em relação ao ensino fundamental, os colégios privados não terão que seguir a determinação de retomar atividades presenciais apenas para 5º e 9º ano, regra válida para a rede municipal.

Na rede estadual, que inclui todo o Ensino Médio de Campinas, os critérios também serão diferentes. Conforme o determinado pelo governo João Doria, a primeira fase da retomada será feita com rodízio e presença de 35% dos alunos de cada classe.

Pesquisa

A Prefeitura abrirá nesta terça-feira (1) uma consulta pública para saber a opinião dos pais. Em um formulário online, os pais de alunos da Rede Municipal de Ensino de Campinas poderão informar se concordam ou não com a volta às aulas e se pretendem enviar seus filhos às aulas presenciais. 

Expectativa

O planejamento da Prefeitura de Campinas será colocado em prática no dia 8 de outubro, desde que a meta do Plano São Paulo seja cumprida. O Governo do Estado determina que todas as regiões paulistas precisam permanecer 28 dias na fase amarela para que as aulas presencias sejam autorizadas.