Unicamp entra em ranking de universidade com melhores reputações no mundo

Universidade está entre as 200 universidades com melhor reputação

Unicamp entra em ranking de universidade com melhores reputações no mundo
Foto: Reprodução: ACidade ON
Unicamp entra em ranking de universidade com melhores reputações no mundo


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) entrou nessa semana na lista das universidades com melhor reputação do mundo. O ranking Times Higher Education (THE) World Reputation 2020 , foi divulgado na ultima terça-feira (3) e aponta a instituição como uma das 200 universidades com melhores reputação.  

Em setembro, a universidade já tinha sido classificada pelo desempenho como uma das melhores de acordo com a instituição, passando da faixa de posição 501-600, no ano passado, para a de 401-500 neste ano (leia mais aqui) .  


Entre as universidades brasileiras, está também a USP (Universidade de São Paulo), que já era mencionada em outras edições.  

Você viu?

O ranking é realizado através de pesquisa junto a cientistas e dirigentes de diversas instituições de ensino superior do mundo. Pela primeira vez na lista, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, comemorou a inclusão.  

"É um feito para a Unicamp e é interessante como mais um indicativo da força que tem a nossa Universidade não só no país, como na América Latina", afirmou.  

Na edição 2020 do THE World Reputation, ranking que existe desde 2012, a USP aparece entre as 100 universidades com melhor reputação do mundo, enquanto a Unicamp está entre as 200 melhores.  

Entre as universidades latino-americanas, constam ainda a Universidade Autônoma do México e a Universidade de Buenos Aires, ambas também entre as 200 melhores. No mundo, a Universidade de melhor prestígio é a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.  

Os questionários aplicados entre docentes e dirigentes das instituições de ensino foram realizados entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, em 132 países. Mais de 11 mil respostas foram colhidas para análise.