Unicamp abre hoje inscrições para Vestibular Indígena 2021

Ao todo são 88 vagas em 42 cursos para ingresso no segundo semestre do ano que vem

Unicamp abre hoje inscries para Vestibular Indgena 2021
Foto: Reprodução: ACidade ON
Unicamp abre hoje inscries para Vestibular Indgena 2021


A Unicamp abriu nesta quarta-feira (10) o período de inscrições para o Vestibular Indígena de 2021. Ao todo, a universidade vai oferecer 88 vagas em 42 cursos para ingresso no segundo semestre do ano que vem.  

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de janeiro pelo site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares). Para o próximo ano, houve ainda a inserção de dois novos cursos nas opções, sendo eles a graduação em ciência da computação e engenharia da computação. O lista com todas as vagas e os cursos podem ser acessadas aqui.


Como requisito, os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital , a ser entregue no dia da prova do vestibular.  

Você viu?

Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino, ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais. Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.  

Além de Campinas, as provas serão aplicadas em Bauru, Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). O exame será realizado no dia 11 de abril de 2021. O ingresso dos aprovados ocorrerá em agosto de 2021.  

Essa é a terceira edição do vestibular com vagas para indígenas, sendo que a primeira edição aconteceu em 2019 e registrou 611 inscritos, disputando 72 vagas oferecidas. Já na segunda edição, realizada no ano passado, o número de inscritos subiu para 1.675, na disputa por 96 vagas.

CONTEÚDO  

Segundo a Comvest, a prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma redação. Serão abordados conteúdos de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas.  

Os candidatos ao curso de licenciatura em música, além das provas acima, deverão realizar uma prova de habilidades específicas em música, com o envio eletrônico de vídeos.

"