Saiba como observar os fenômenos astronômicos deste domingo

Será possível observar planetas como Júpiter e Saturno, além de uma chuva de meteoros; saiba como assistir

Saiba como observar os fenmenos astronmicos deste domingo
Foto: Reprodução: ACidade ON
Saiba como observar os fenmenos astronmicos deste domingo

O céu promete ter um verdadeiro "show " na noite deste domingo (13), com três fenômenos astronômicos que podem ser observados a olho nu. Na segunda-feira (14), também acontece um eclipse parcial do sol.  

Este texto foi originalmente publicado na última sexta-feira (11) e foi republicado com algumas adaptações hoje para que mais pessoas possam acompanhar os fenômenos.

O primeiro deles, já após o pôr do sol, será a conjunção de Júpiter e Saturno, um fenômeno raro que a última observação a olho nu foi possível em 1.623. A raridade é justificada pelo tempo em que cada planeta leva para girar em torno do sol.  

Depois dele, será possível acompanhar a passagem da Estação Espacial Internacional, que é um laboratório espacial que completa 15,7 voltas na Terra todos os dias, a uma velocidade de 27,7 mil quilômetros por hora. E por último e não menos importante, a partir das 23h é previsto uma chuva de meteoros, que deve seguir até às 4h da manhã.

Você viu?

Segundo astrônomo do Observatório Municipal de Campinas, Júlio Lobo, o auge da chuva deve ser entre 2h e 4h da madrugada, e no Brasil será possível observar entre 20 a 40 meteoros. Além deles, no céu será possível ainda enxergar as Três Marias, e a Estrela d' Alva.

Por causa da pandemia do coronavírus, o Observatório de Campinas ainda permanece fechado para visitas. No entanto, segundo o astrônomo responsável pelo local, há "truques" para que os eventos sejam vistos mais facilmente. 

DICAS 

Para o primeiro evento, Lobo recomendada olhar na direção esquerda do sol. "Por volta das 19h30 já pode olhar para o do sol na direção oeste, vão ver dois astros, Júpiter e Saturno que começam a superconjunção que vai acontecer no dia 21 de dezembro, e isso acontece a cada 400 anos", afirmou o astrônomo.

Já para a chuva de meteoros, conhecida como "estrelas cadentes", Lobo dá dicas para poder ver o fenômeno que gera muitos admiradores que esperam para fazer os famosos pedidos.

"Olhe para a direção do nascente, ache as Três Marias, um palmo em direção ao horizonte e basta ficar olhando", disse ele, recomendando ainda uma cadeira reclinável para ficar deitado vendo, e paciência. "Neste período vai dar pra ver de 20 a 40 meteoros. Tem que ter paciência, mas dá pra ver, mesmo da cidade", afirmou.

Para o eclipse solar, mesmo sendo impossível de ser visto a olho nu, algumas opções também podem possibilitar que o fenômeno seja visto.

"Para ver precisa usar um filtro, máscara de soldador número 14, não olhar ou acompanhar por algum site que vai transmitir", complementou.

"