Unicamp prolonga plano de retomada mais uma vez

Período 3 do Plano de Retomada foi prolongado por tempo indeterminado, e atividades presenciais estão suspensas até 11 de janeiro

Unicamp prolonga plano de retomada mais uma vez
Foto: Reprodução: ACidade ON
Unicamp prolonga plano de retomada mais uma vez

A Unicamp anunciou, na tarde desta segunda-fera (14), o prolongamento por tempo indeterminado do período 3 do Plano de Retomada, e ainda prorrogou a suspensão das atividades presenciais até o dia 11 de janeiro. 

A decisão foi recomendada pela Comissão Interna para Monitoramento da covid-19 da universidade, e levou em conta "o momento de extrema preocupação com a ascensão do número de casos e de mortalidade pela covid-19". Na manhã desta terça-feira (15), Campinas havia registrado mais cinco mortes e 157 novos casos. 

"Recentemente sugerimos a manutenção do período 3 do plano de retomada em função de o aumento de casos e ocupação de leitos intensivos nas diversas regiões do Estado de São Paulo, que levou à regressão do Plano São Paulo à fase amarela", disse a instituição em nota. 


Você viu?

Inicialmente, quando o plano de retomada foi anunciado, o Período 3 estava previsto para ocorrer em 16 de novembro. Esta etapa prevê o retorno de até 60% de servidores, até 25% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 25% de crianças atendidas pelo CECI/DeDIC. Ao todo, o plano inclui seis etapas até que ocorra a volta de 100% dos alunos e funcionários. 

Já no ultimo dia 1º de dezembro, após o anuncio da Fase Amarela, a Comissão havia recomendado o prolongamento do período 3 do Plano de Retomada das atividades presenciais até o dia 23 de dezembro. 

MOTIVOS 

A instituição destacou ainda que há outros aspectos a serem considerados para a prorrogação da retomada, tais como o fato de o diagnóstico de influenza e vírus sincicial respiratório não está sendo realizado, as festas de fim de ano e a indefinição do plano de vacinação. 

"O monitoramento da Unicamp para retomada está sendo bem-sucedido e a comunidade está aderindo às diretrizes estabelecidas, consciente da gravidade do momento. A Universidade continua seguindo o Plano São Paulo com a cautela necessária ante a gravidade da situação e fará os encaminhamentos adequados com o objetivo de garantir a segurança da comunidade acadêmica", finalizou a Unicamp. 

TESTAGEM 

O comunicado feito pela Unicamp também atualizou as datas de testagens de alunos e funcionários. Veja como ficou: 

- Para servidores e alunos que retornarão pela primeira vez em janeiro haverá continuidade de agendamento de testagens, estímulo ao uso do App AVISU, e aos treinamentos através das videoaulas (medidas pilares e compulsórias do Plano de Retomada);
- Todas as testagens de servidores ou alunos em situações excepcionais ou já previstas na Planilha do Período 3 para retorno em janeiro/2021, serão mantidas e agendadas a partir de 11/01/2021.
- O agendamento de testagem dos alunos a serem matriculados nas disciplinas regulares oferecidas no período de verão será estabelecido a partir de 11/01/2021;
- Todas as testagens serão realizadas e respeitarão prazo que permita a divulgação dos resultados até 72 horas do início das atividades técnico-administrativas e acadêmicas.