Campinas tem maior número de empresas abertas em 12 meses

Foram abertas 678 empresas em janeiro segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo

Campinas teve aumento no número de novas empresas abertas.
Foto: ARQUIVO PMC
Campinas teve aumento no número de novas empresas abertas.

Em ritmo de recuperação, Campinas registrou em janeiro o maior número de empresas abertas dos últimos 12 meses, segundo levantamento da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo). 

O comparativo mostra que durante o mês foram criados 678 novos negócios, um aumento de 8,4% em relação ao mesmo mês de 2020, quando 625 empresas surgiram. Das empresas abertas, 74,4% foram sociedades limitadas, 15,9% empresários individuais, e 9,14% empresas MEIs. 

Embora com 309 empresas encerradas, o saldo é positivo em 369 negócios, o maior desde janeiro do ano passado. O prefeito Dário Saadi (Republicanos) acredita que o volume de novas empresas criadas neste início de ano indica uma retomada da economia, embora ainda lenta, mas que deverá ganhar mais fôlego com a vacinação da população contra a covid-19.

"Os empreendedores terão todo o apoio para crescer em Campinas. A proposta é inovar e modernizar a gestão, e vamos começar pela área de urbanismo, na aprovação de projetos. A ideia é facilitar e dar rapidez na abertura de empresas, na aprovação de empreendimentos na cidade, para atrair investimentos e gerar empregos", disse.  

INCENTIVO

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Adriana Flosi, o programa de desburocratização da Prefeitura prevê que o empreendedor poderá obter a viabilidade para a abertura de sua empresa em até três dias. 

O programa, apresentado a representantes de entidades do setor imobiliário, vai começar pela área de urbanismo, para dar rapidez à aprovação dos projetos, alavancar investimentos e gerar empregos na cidade, de acordo com a secretária.

"