Região dos DICs concentra casos de dengue neste ano

Ao todo foram confirmados 85 casos da doença neste ano, sem nenhuma morte

Região dos DICs concentra casos de dengue neste ano
Foto: Reprodução: ACidade ON
Região dos DICs concentra casos de dengue neste ano

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta segunda-feira (1º) o segundo boletim com os casos de dengu e registrados no município neste ano. Segundo o levantamento do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) Campinas registrou do dia 1º de janeiro a 25 de fevereiro 85 casos confirmados da doença. Não foi registrada nenhuma morte pela doença neste ano. 

A maior parte dos casos no período abrangido pela pesquisa foram registrados na região Sudoeste- que engloba o distrito do Ouro Verde. Segundo a Saúde ao todo foram 40 casos, registrados principalmente nos DICs e Jardim São Cristóvão. A região já liderava  os casos no primeiro boletim divulgado .

Em seguida aparece a região Noroeste - que engloba os bairros do Campo Grande, com 14 casos e em terceiro, a região Norte que conta com bairros como Padre Anchieta e Amarais), com 11 casos. As regiões Sul e Leste registraram 10 casos cada uma. 

Segundo a Prefeitura, o número de contaminação representa o coeficiente de incidência de sete casos para cada 100 mil habitantes.
Os dados mostram que em toda a cidade há áreas de transmissão, alertando para a necessidade de intensificar o combate à dengue com a participação de toda a sociedade. 

Segundo a coordenadora do Programa de Controle de Arboviroses, Heloiza Malavazzi, a Prefeitura desencadeia ações permanentes para controle de criadouros do mosquito transmissor da dengue mas, para atingir maior efetividade nas ações, precisa que a população contribua com a tarefa. 

"O controle de criadouros deve ocorrer, no máximo, no intervalo de uma semana, para interromper o ciclo de vida do mosquito", orienta.


2020

Entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020 foram registrados 3.965 casos da doença em Campinas. Em abril do ano passado, uma pessoa morreu em decorrência da dengue- única morte registrada no ano.

As regiões Noroeste e Sudoeste são as que mais tiveram casos, com 1.085 e 1.076 respectivamente. Na sequência, a região Norte, com 957; a Leste, com 506; e a Sul, com 341 confirmações.