Campinas terá chuva e temperatura amena no fim de semana

Sem queda expressiva nas temperaturas, sexta-feira amanheceu com cara de Outono; entenda o motivo

Campinas terá chuva e temperatura amena no fim de semana
Foto: Reprodução: ACidade ON
Campinas terá chuva e temperatura amena no fim de semana

Quem mora na região de Campinas sentiu nessa sexta-feira (5) a virada no tempo. Apesar de não ter registro grande de queda na temperatura, o dia hoje amanheceu com cara de Outono, e a região já tem experimentado períodos de chuva leve. 

Segundo o Cepagri da Unicamp, a temperatura mínima registrada hoje em Campinas ficou em torno de 19ºC durante a madrugada, a mesma temperatura registrada nesta quinta-feira (5). 

A sensação foi que o dia amanheceu mais frio, com queda na temperatura. No entanto, o meteorologista Bruno Bainy explica que, entre hoje e o domingo, as temperaturas mais amenas são por conta de maior cobertura de nuvens e das chuvas, mas que não há entrada de um ar mais frio. 

"A gente não teve a entrada de uma massa de ar frio para provocar queda nas temperaturas. Então na verdade o que a gente está percebendo hoje é que o vento está um pouco mais forte, com mais nebulosidade. Além disso, já teve algumas chuvas leves e isoladas aqui na região. Por esses motivos, a gente tem a sensação de que está mais fresco", explicou. 

Já a previsão para o sábado é de chuvas persistentes, que devem resultar em acumulados expressivos. Por conta disso, as temperaturas ficam amenas e a amplitude térmica é pequena, com mínima prevista em 19ºC e máxima prevista em 23ºC. 

A tendência para o domingo é de céu parcialmente nublado, com chuvas, principalmente na forma de pancadas isoladas. Há possibilidade de temporais com menor grau de severidade (chuva localmente forte e algumas rajadas de vento). As temperaturas ficam entre 19 e 25ºC. 

MASSA DE AR FRIO A PARTIR DE DOMINGO 

Ainda segundo Bainy, a influência de uma massa de ar mais frio provocará uma pequena queda nas temperaturas entre o domingo e a terça-feira, principalmente nas mínimas durante a madrugada (declínio de 2ºC a 3ºC). 

"No domingo a gente começa a ter a influência de uma massa de ar mais frio, com isso deve haver uma queda de temperatura, que serão sentidas mais no período da noite, durante a madrugada, em que as mínimas devem cair e ficar entre 17/18°C. Já as máximas não vamos sentir uma queda tão expressivas". 

TRANSTORNOS 

De acordo com o Cepagri, a região está em uma área onde há fortes indicativos de grandes acumulados de chuva, que devem resultar transtornos (como alagamento de vias, transbordamento de rios, enxurradas e deslizamentos de terra), sobretudo em áreas mais vulneráveis e com respectivo histórico. A temperatura máxima prevista para hoje é de 26ºC.

"