Ocupação cai, mas AME mantém atendimento suspenso até chegada de kit intubação
Reprodução: ACidade ON
Ocupação cai, mas AME mantém atendimento suspenso até chegada de kit intubação

Após registrar lotação de 100% na enfermaria, o AME (Ambulatório de Especialidades de Campinas) registrou queda na ocupação - para 60% - nesta terça-feira (13). No entanto, a unidade exclusiva para covid-19 manteve a suspensão do atendimento uma vez que tem racionado o uso de remédios para intubação dos pacientes. A suspensão é por tempo indeterminado, até a chegada do kit intubação. Não foi informada uma data para quando isso deve ocorrer.

De acordo com o AME, a unidade de Campinas possui medicamentos somente para intubação dos pacientes que já estão assistidos na unidade no momento. Hoje, o Ambulatório registra ocupação de 60% na enfermaria e 68% na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

No dia 25 de março, o AME voltou a ser exclusivo para a covid-19 no dia 25 de março e recebe moradores de toda a região de Campinas. Sobre a situação hoje, a Secretaria de Estado da Saúde disse que "busca medidas para abastecer a rede e disponibilizou aos hospitais estaduais e municipais a possibilidade de adesão para compra internacional de medicamentos para intubação".

NO HC

No HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, os medicamentos do kit intubação tem estoque para 30 dias, segundo a unidade. Assim como o AME, o HC é gerido pelo governo estadual. Sobre o caso, somente o bloqueador neuromuscular tem o estoque mais crítico, com 12 dias de previsão. O hospital informou que também aderiu a licitação internacional para compra de medicamentos. O prazo é de 65 dias.


O MINISTÉRIO DA SAÚDE

Procurado, o Ministério da Saúde respondeu que "informa que já distribuiu aos estados e municípios mais de 8 milhões de medicamentos para intubação de pacientes ao longo da pandemia. Nesta semana, um grupo de empresas vai doar mais de 3,4 milhões de medicamentos, que serão distribuídos imediatamente aos entes federativos". A pasta disse também que "está em andamento dois pregões e uma compra direta via OPAS".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!