Covid: apenas uma dose da vacina é inútil e não garante proteção, diz infectologista

Ministério da Saúde informou que cerca de 1,5 milhão de brasileiros não voltaram para os postos de saúde de seus municípios para receberem 2ª dose

Covid: apenas uma dose da vacina é inútil e não garante proteção, diz infectologista
Foto: Reprodução: ACidade ON
Covid: apenas uma dose da vacina é inútil e não garante proteção, diz infectologista

Desde que a imunização contra a covid-19 teve início, milhares de brasileiros já receberam pelo menos a primeira dose da vacina. Em Campinas, por exemplo, já são 233.063 vacinas aplicadas, sendo 152.401 primeiras doses, e 80.662 segundas doses. 

Apesar disso, o Ministério da Saúde informou que cerca de 1,5 milhão de brasileiros não voltaram aos postos de saúde de seus municípios para receberem a segunda dose, e informou que pretende reforçar as campanhas para que todos completem o esquema vacinal. 

Mesmo com a sensação de proteção, a infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia Raquel Stucchi alerta que a aplicação de apenas uma dose é inútil para o processo de imunização. 

"O risco para quem não faz a segunda dose é que foi absolutamente inútil ter tomado a primeira. Só uma dose das vacinas que temos atualmente no Brasil não dão proteção contra a covid-19. A proteção contra a doença acontece duas semanas após a aplicação da segunda dose, sendo que as duas devem ser do mesmo fabricante", destaca. 

As aplicações devem respeitar um intervalo, que varia de acordo com o imunizante aplicado. No caso da Coronavac, da Sinovac e Instituto Butantan, o tempo entre a primeira e a segunda dose é de 14 a 28 dias. Já na AZD1222, de AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz, o período de espera é de três meses. 

Raquel explica que o correto é a aplicação seja dentro do prazo informado na carteirinha de vacina. "Uma dose só confere uma proteção duas semanas após a aplicação, mas é uma proteção muito pequena e que dura muito pouco tempo. Então todos precisam sim tomar a segunda dose da vacina. Se a pessoa não tomar a vacina no prazo determinado, ela deve, assim que a vacina estiver disponível, ir ao local da vacinação para receber a segunda dose", ressalta.

Ainda segundo a infectologista, caso o intervalo não seja respeitado, não é necessário recomeçar a imunização, pois, de acordo com ela, a primeira dose ainda é válida.

"