Polícia Ambiental encontra casa que funcionava como 'fábrica de balões'

Local foi autuado durante uma operação da Polícia Ambiental

Polícia Ambiental encontra casa que funcionava como 'fábrica de balões' em Campinas
Foto: Reprodução: ACidade ON
Polícia Ambiental encontra casa que funcionava como 'fábrica de balões' em Campinas

A Polícia Militar Ambiental realiza neste sábado (22) uma operação com o intuito de prevenir e repreender atividades de fabricação, comercialização e soltura de balões. Segundo a corporação, a operação, nomeada de Golfie acontece em 14 pontos do Estado de São Paulo, com fiscalização em Campinas e em cidades da Grande São Paulo.

Em Campinas, segundo a Polícia Ambiental, foi localizada uma residência na Vila Nogueira que servia como fábrica de balões. O local funcionava em uma edícula no fundo de uma casa e continha apetrechos para a confecção de balões de propulsão com ar. O dono do focal foi autuado por infração ambiental e autuado em R$ 10 mil. 

No balanço da operação até agora, oito pessoas já foram autuadas por fabricação e resgate de balões. As multas aplicadas chegam a R$ 430 mil. Ao todo, 18 balões foram apreendidos além de vários materiais usados na fabricação. 

A OPERAÇÃO

Segundo a Polícia, o nome da Operação faz referência aos irmãos Montgolfier: Joseph-Michel e Jacques-Étienne, inventores franceses, que construíram o primeiro balão tripulado do mundo em 1783. 

 O locais-alvos da operação foram selecionados por meio de estudo acuado de denúncias que chegam à Polícia Ambiental e contribuam para o combate aos crimes infrações associadas à soltura de balões. 

A operação de hoje fez parte da frente de ação da Operação Corta-Fogo que conta com a participação de diversos órgãos públicos estaduais e visa, entre outros, diminuir os focos de incêndio no estado; reduzir as emissões de gases de efeito estufa e proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios.