Unicamp define cidades que terão provas do Vestibular Indígena 2021

Prova acontece em 20 de junho em seis cidades, incluindo Campinas

Unicamp define cidades que terão provas do Vestibular Indígena 2021
Foto: Reprodução: ACidade ON
Unicamp define cidades que terão provas do Vestibular Indígena 2021

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) definiu nesta sexta-feira (18) as cidades que terão a aplicação de provas do Vestibular Indígena 2021 .

A prova, que acontece em 20 de junho, vai ser aplicada nos municípios de Campinas, Bauru, Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM) . Esse ano, a Comvest recebeu 1.697 inscrições para o vestibular.

A listagem está disponível na página eletrônica da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). A orientação é para que os candidatos cheguem aos locais com antecedência, já que o exame terá início às 13h (horário local). Após esse horário, o acesso às salas não será permitido.

A duração da prova é de quatro horas. A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova está disponível no Edital, na página da Comvest.

Segundo a Unicamp, a 1ª chamada de aprovados e uma lista de espera serão divulgadas no dia 7 de julho, na página do Vestibular Indígena 2021, no site da Comvest.

HISTÓRICO

Na primeira edição do Vestibular Indígena Unicamp, realizada para o ingresso em 2019, a Comvest registrou 611 inscritos, que disputaram as 72 vagas oferecidas. Foram matriculados 64 estudantes, de 23 etnias do Brasil.

Na segunda edição, realizada no ano passado, o número de inscritos subiu para 1.675, na disputa por 96 vagas, e foram matriculados 85 estudantes.

O QUE LEVAR

Os candidatos devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira. No dia da prova, os candidatos precisam levar a documentação especificada no Edital, que comprova pertencerem a uma das etnias indígenas do território brasileiro.


Água e pequenas embalagens de alimentos deverão ficar no chão, junto à carteira. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivos de qualquer tipo, lapiseira, caneta marca-texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. 

Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância. 

CALENDÁRIO

20/06: Aplicação da prova do vestibular, às 13h (horário local). 

07/07: Divulgação dos convocados em 1ª chamada e da lista de espera, no site da Comvest. 

07/07 e 08/07: Matrícula virtual dos convocados em 1ª chamada, no site da Comvest. 

13/07: Divulgação dos convocados em 2ª chamada. 

13/07 e 14/07: Matrícula virtual dos convocados em 2ª chamada, no site da Comvest. 

19/07: Divulgação dos convocados em 3ª chamada. 

19/07 e 20/07: Matrícula virtual dos convocados em 3ª chamada, no site da Comvest. 

22/07: Divulgação dos convocados em 4ª chamada. 

22/07 e 23/07: Matrícula virtual dos convocados em 4ª chamada, no site da Comvest. 

05/08: Divulgação dos convocados em 5ª chamada. 

09/08: Matrícula presencial, em local a ser informado.