Contratações intermitentes crescem 134% em Campinas

O contrato intermitente possibilita que o empregador convoque o funcionário para trabalhar apenas em dias e horários que entender necessário

Contratações intermitentes crescem 134% em Campinas
Foto: Reprodução: ACidade ON
Contratações intermitentes crescem 134% em Campinas

Um levantamento realizado pela EPTV Campinas mostrou que as contratações para trabalho intermitente, modelo de emprego formal em que o funcionário é convocado quando há interesse da empresa, aumentaram 134,5% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês de 2020.

Criado em 2017 com a Reforma Trabalhista, o contrato intermitente possibilita que o empregador convoque o funcionário para trabalhar apenas em dias e horários que entender necessário.

Assim, o trabalhador, apesar de ter carteira assinada, pode ficar meses sem atuar e, consequentemente, sem remuneração.

O crescimento foi impulsionado principalmente pela pandemia de Covid-19 porque, segundo um economista, a flexibilidade que a modalidade permite é aproveitada em meio à incerteza da demanda.

"A modalidade de trabalho intermitente trouxe mais flexibilidade às empresas, o que se tornou algo muito interessante nesse momento de pandemia porque a empresa consegue ajustar a sua mão de obra às instabilidades que ela encontra na demanda", afirma o economista Anderson Pellegrino.

"