Campinas vacina 1.129 pessoas em situação vulnerável com imunizante da Janssen

Vacinação com dose única começou na segunda-feira (5) e será retomada na próxima semana na cidade

Campinas vacina 1.129 pessoas em situação vulnerável com imunizante da Janssen
Foto: Reprodução: ACidade ON
Campinas vacina 1.129 pessoas em situação vulnerável com imunizante da Janssen

Campinas vacinou 1.129 pessoas na primeira semana de imunização da população vulnerável. Os dados foram divulgados pela secretaria de Saúde da cidade nesta quinta-feira (8). Segundo o levantamento, somente hoje 156 pessoas receberam o imunizante aplicado em dose única. Na proxima semana a ação será retomada.   

A expectativa da pasta anunciada no início da ação era vacinar até mil pessoas em 15 dias. Com o balanço divulgado nesta quinta, o número já foi superado.

QUEM PODE TOMAR A VACINA

Estão recebendo as doses da Janssen pessoas que vivem em situação de rua, pacientes dos Caps (pacientes psiquiátricos em tratamento), moradores de comunidades terapêuticas (que tratam dependência química), moradores de ocupação e profissionais do sexo. Como o imunizante é aplicado em dose única, foram escolhidas pessoas que têm dificuldade em voltar para receber a segunda dose da vacina.

A ações estão sendo organizadas pelo Departamento de Saúde, por meio do Consultório na Rua e Centros de Saúde, e pelo Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde). O uso da vacina da Janssen na população vulnerável também foi adotado na cidade de São Paulo, que reservou o imunizante para vacinar a população de rua acima de 18 anos. O imunizante foi o primeiro a ser aprovado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com regime de imunização de uma dose.


Em Campinas, o município recebeu 8,8 mil doses da Janssen. A informação foi confirmada no dia 28 de junho pela Prefeitura.

SOBRE O IMUNIZANTE

Segundo a OMS, o imunizante apresenta alta eficácia na prevenção de hospitalização e morte pela Covid-19. Uma dose única da vacina tem eficácia global (que reúne dados de todos os estudos clínicos) de 66,9% contra infecções sintomáticas, de 76,7% contra doença grave e morte após 14 dias e de 85,4% após 28 dias de imunização.