Campinas 247 anos: Dário vê retomada da economia com avanço social no pós-pandemia
Reprodução: ACidade ON
Campinas 247 anos: Dário vê retomada da economia com avanço social no pós-pandemia

A retomada da economia, principalmente para os setores que mais sofreram, junto com uma pauta de avanço social e de redução de desigualdade, é o cenário previsto e esperado pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), no pós-pandemia na cidade. A previsão foi feita para marcar os 247 anos da cidade - comemorados nesta quarta-feira (14). 

No ano passado, nessa data, a pandemia de covid-19 fazia o município bater recorde de mortes para um único dia, com 26 óbitos pela doença. Na época, o então prefeito Jonas Donizette (PSB) suspendeu as comemorações de aniversário da cidade, que seriam feitas de forma on-line.  

Um ano depois, por causa do avanço da vacinação e das medidas restritivas impostas desde março, os índices da pandemia - como taxa de ocupação de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e casos e mortes - têm apresentado estabilização. Com isso, o cenário atual é de esperança com cautela, e planejamento para o futuro mais normal.  

Você viu?

"Este aniversário de Campinas será diferente do ano passado. Estamos avançando muita na vacinação. Somente na semana passada, junto com o 5º Dia D da Vacinação, foram quase 55 mil doses aplicadas. Então, hoje estamos passando por um momento que começa a ter a possibilidade do controle da pandemia. Ainda não dá para comemorar o fim, ou cantar vitória de qualquer maneira. Mas existe um avanço", afirmou o prefeito.  

E 2022?

No planejamento para o próximo ano, Dário quer fazer de Campinas uma cidade mais amigável para o ambiente de negócios. "Vamos ampliar as ações para facilitar a abertura de empresas e empreendimento. Faremos um conjunto de medidas de ativação de fomento para a economia, principalmente os setores que mais sofreram, com o de serviços", disse.

Essas medidas envolvem, por exemplo, apoio aos setores prejudicados com fomento na área tributária, social, qualificação do empreendedorismo e educação para o trabalho. Além disso, ele acredita que a cidade tem capacidade de retomar esse crescimento com um olhar para a questão social. "A pandemia deixou reflexos dramáticos na área social", afirmou.


CAUTELA E ESPERANÇA

O prefeito acredita ainda que o próximo ano na cidade será de superação. "A minha mensagem, apesar da cautela, é de muita esperança. Campinas tem tido sucesso no enfrentamento da pandemia, como no atendimento na vacinação. A cidade tem vacinado de forma rápida, eficiente e de qualidade. Sem filas e com atendimento agendado. E teremos sucesso na retomada, com geração de riqueza, empregos e redução da desigualdade", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!