Manifestação de trabalhadores bloqueia vias do Centro de Campinas

Trabalhadores do setor de obras bloquearam diversas vias da região central de Campinas no início da tarde desta quarta

Manifestação de trabalhadores bloqueia vias do Centro de Campinas
Foto: Reprodução: ACidade ON
Manifestação de trabalhadores bloqueia vias do Centro de Campinas

Trabalhadores do setor de obras fizeram um protesto e bloquearam diversas vias da região central de Campinas no início da tarde desta quarta-feira (14). Eles reivindicam melhores condições de trabalho e participação maior nos lucros da empresa. 

Por volta de meio-dia, cerca de trezentos trabalhadores da Construtora MRV percorreram ruas e avenidas do Centro. Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), o grupo se concentrou no Largo do Pará, e seguia até o escritório da diretoria da empresa, na Avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado. O grupo contava com faixas de protesto e carro de som. 

Durante o trajeto, os manifestantes passaram pela Avenida Glicério, Moraes Sales, Barão de Jaguará e por volta de 12h30 estavam na Rua Rafael Andrade Duarte. Houve o bloqueio total das vias durante o percurso, e as interdições foram acompanhadas por agentes da mobilidade urbana da Emdec.   

Por volta das 13h40, os manifestantes se concentraram em frente à sede da MRV, no bairro Nova Campinas. No local, o protesto continuou com palavras de ordem dos trabalhadores. 


Segundo Jucelino Junior, diretor do Sinticon (Sindato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção, Montagem e Mobiliário) de Campinas e Região, a manifestação pediu por um PLR (Participação nos Lucros e Resultados) justa. Ainda de acordo com o diretor do sindicato, a empresa ofereceu R$ 390 por trabalhador de obra.  

A manifestação segue um movimento da categoria no estado de São Paulo. Segundo o Sintrapav-SP (Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo), há paralizações de trabalhadores da construção civil por reinvindicação de reajuste salarial e aprovação de uma convenção coletiva. 

O movimento grevista começou no início do mês em todo o estado. Na região, as obras da barragem de Pedreira foram paralisadas.  


OUTRO LADO 

A Construtora  MRV foi procurada para comentar a situação, mas não se manifestou até o fechamento desta reportagem. O texto será atualizado com a resposta da empresa.

"