Obra composta há 304 anos será apresentada no Castro Mendes, em Campinas

Ingressos estão esgotados, mas apresentação será transmitida pela internet no sábado (17)

Obra composta há 304 anos será apresentada no Castro Mendes, em Campinas
Foto: Reprodução: ACidade ON
Obra composta há 304 anos será apresentada no Castro Mendes, em Campinas

O teatro Castro Mendes, de Campinas, receberá neste sábado (17), às 16h, a apresentação de uma obra clássica tocada pela primeira vez sobre uma barca durante o passeio do rei George I da Inglaterra pelo rio Tâmisa em 17 de julho de 1717.

"Música Aquática", obra do compositor alemão naturalizado inglês George Frideric Handel (1685-1759), composta para celebrar a importância da água, volta a ser executada exatamente 304 anos depois por músicos de Campinas.

Os ingressos para acompanhar a apresentação presencialmente estão esgotados, mas ela contará com transmissão ao vivo pela internet no canal https://youtube.com/channel/UCBqXicc-gF5qTGyeVhMVbVA ou buscando no Youtube o canal "secconda pratica coro e orquestra".

REGÊNCIA

O Seconda Prattica Coro e Orquestra, que fará a apresentação, tem direção artística e regência de Moisés Cantos, também regente titular da Orquestra de Câmara da PUC-Campinas. O projeto "Música Sustentável" compreende a gravação de álbum musical inédito, produção e apresentação da orquestra de câmara em três cidades, Campinas, Paulínia e Hortolândia.

PROAC

O projeto foi aprovado e financiado pro ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e, além das apresentações gratuitas, oferecerá 300 unidades gratuitas do CD para distribuição à população e para centros culturais dos três municípios.

REPERTÓRIO

O repertório escolhido para a apresentação e gravação do CD é o da obra Water Music (Música Aquática), composta por três suítes: Suíte I em Fá Maior, Suíte II em G Maior e Suíte III em D Maior, totalizando 54 minutos de música aproximadamente.

O grupo tem 24 músicos e maestro que, em sua maioria, possuem formação pela Unicamp, Conservatório de Tatuí ou estão em processo de formação, cursando música em universidades. Essa mistura de músicos em diferentes estágios proporciona a oportunidade de se desenvolverem na profissão, através de uma prática em grupo de qualidade.


A Seconda Prattica Orquestra é composta por 24 músicos distribuídos da seguinte forma: violinos I (04), violinos II (04), violas (03), violoncelos (02), contrabaixos (01), flauta (01), oboé (02), fagote (01), trompas (02), trompetes (02), timpanista (01) e cravo (01).

GRAVAÇÃO

Na apresentação, será realizada uma gravação na íntegra, disponibilizada para a veiculação na plataforma de streaming da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. O CD, que está sendo gravado em estúdio, terá a prensagem de mil cópias.