Termômetros atingem 4°C e Campinas registra dia mais frio do ano

Clima volta a esquentar a partir de amanhã; não existe previsão de chuva

Campinas registrou dia mais frio do ano nesta terça-feira.
Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas registrou dia mais frio do ano nesta terça-feira.

Campinas superou os últimos recordes de frio e registrou na madrugada desta terça-feira (20), a temperatura mais baixa do ano . Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp  às 5h14 da manhã a temperatura registrada na cidade foi de 4°C.

O recorde até então tinha ocorrido no dia 30 de junho quando a temperatura atingiu 4,2ºC às 7h . No dia seguinte a temperatura ficou em 4,3ºC. Ontem, a cidade também registrou um frio intenso quando registou cerca de 5ºC à 7h.

Segundo os meteorologistas do centro, com o tempo seco e baixas temperaturas existe a possibilidade de geadas nas cidades da região que ficam em pontos mais altos. 

A meteorologista do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, disse que o que derrubou a temperatura foi uma massa de ar polar continental que veio da região Sul do País. "Essa massa provocou esse declínio da temperatura e deixou a umidade do ar abaixo dos 30%. Essa é uma condição esperada entre os meses de maio e agosto", explicou. 


Apesar de a mudança no tempo, ainda não são esperadas chuvas até o final da semana. 

Já a partir de amanhã (21), o clima deve começar a esquentar. "Mas ainda assim, durante à noite a temperatura deve variar entre 7ºC e 8ºC", disse.

Você viu?