Campinas libera retorno de visitas presenciais a moradores de asilos

Medida ocorre depois de um ano e meio de suspensão; veja regras

Campinas libera retorno de visitas presenciais à moradores de asilos
Foto: Reprodução: ACidade ON
Campinas libera retorno de visitas presenciais à moradores de asilos


A Prefeitura de Campinas publicou nesta quinta-feira (29) um decreto que autoriza visitas aos idosos residentes de ILPI (Instituições de Longa Permanência de Idosos) após um ano e meio de suspensão .  

As visitas aos idosos moradores em asilos estavam suspensas desde março do ano passado, e podem ser retomadas a partir de hoje.

Segundo o texto, publicado na versão de hoje do Diário Oficial, a retomada é autorizada "considerando que na faixa etária acima de 70 anos a população está com esquema vacinal completo contra a covid-19, assim como trabalhadores e idosos residentes das instituições coletivas".  

De acordo com o último boletim epidemiológico de vacinação, publicado nesta semana, em todas as faixas etárias acima de 65 anos a cobertura vacinal está acima de 100% na cidade. 

REGRAS

De acordo com o decreto, a entrada é somente autorizada nas instituições em que todos residentes e trabalhadores estejam tomado as duas doses da vacina contra a covid-19 .  

Além disso, as instituições devem possuir espaços específicos para as visitas, de preferência ao ar livre ou em ambientes adequadamente ventilados. Os locais deverão cumprir ainda, orientações sanitárias dispostas em um documento que foi publicado no hotsite da covid-19 (clique aqui)


Além da visitação, fica mantida a permissão de visitas para atendimento médico hospitalar, realização de exames, vacinação e para fornecimento de insumos alimentícios, remédios e produtos de higiene.

A Secretaria de Saúde mantém a proibição de eventos presenciais com público externo, e o descumprimento das regras podem causar aplicação de penalidades.