Busca por atendimento psicológico gratuito aumentou mais de 400% em Campinas

Serviços são oferecidos por faculdades; veja onde procurar

Foto: Reprodução: ACidade ON
Busca por atendimento psicológico gratuito aumentou mais de 400% em Campinas


Faculdades de Campinas que oferecem serviço gratuito de atendimento psicológico registraram um grande aumento na busca pelos serviços no primeiro semestre deste ano. Entre as justificativas, podem ser listados os impactos da pandemia na saúde mental. 

Em Campinas, duas faculdades oferecem consultas de graça, a PUC-Campinas e a Faculdade Anhanguera. Na PUC, a universidade um aumento de 448% nos atendimentos de pessoas que procuram pelo serviço gratuito de psicologia.

Segundo o balanço, de janeiro a junho do ano passado, 885 atendimentos foram realizados no Serviço-Escola de Psicologia da instituição. A procura saltou para um total de 4.853 nos seis primeiros meses de 2021.

Na Anhanguera, que também oferece o serviço de psicologia de graça, no semestre a procura quase dobrou, passou de 220 atendimentos no ano passado para 413 este ano .

IMPORTÂNCIA DO CUIDADO

Morador de Campinas, Marco Donizette Lago é um dos que durante a pandemia viram a necessidade de buscar atendimento psicológico. Ele procurou ajuda após ficar desempregado e passar por momentos de tensão.

"A gente fica muito angustiado, com ansiedade enorme. Eu não queria sair, eu não queria falar com ninguém, ainda é muito difícil pra mim", relatou. 

A coordenadora de psicologia da Anhanguera, Daniele Kobayash, afirma que esse período de mudanças tem afetado muitas pessoas.

"Com a pandemia, além da questão da saúde física e além da economia, a saúde mental também tem sido extremamente afetada. O transtorno mais presente são os quadros de transtornos de ansiedade e os quadros de depressão", disse.

Para Karine Santiago Oliveira, responsável técnica do serviço da PUC, é necessário buscar ajuda logo que os sinais começarem a aparecer.

"A principal importância é a gente não esperar chegar no limite. Encontrar um apoio especializado, essa busca do autocuidado, do autoconhecimento, para poder enfrentar os desafios da vida", disse. 

ONDE PROCURAR?

O serviço na PUC é desempenhado por alunos em fase de conclusão da Faculdade de Psicologia, sob coordenação dos professores. O telefone para mais informações é (19) 97166-5474. O contato para agendar a consulta na Faculdade Anhanguera é (19) 3512-3364.

*Com informações da EPTV*

"