Parceria de vacinação tem 24 empresas e já vacinou mais de 300 pessoas

A partir de amanhã, uma segunda empresa começa a vacinar trabalhadores; veja como funciona projeto

Foto: Adriano Rosa/Prefeitura de Campinas
Parceria com empresas já vacinou mais de 300 pessoas.


Campinas já vacinou 304 pessoas por meio da parceria de vacinação que envolve empresas que queiram imunizar os funcionários contra a covid-19. Segundo a secretaria de Saúde, ao todo 24 empresas já se mostraram interessadas no projeto. 

Até agora, a vacinação foi feita com apenas em uma empresa, sendo ela a Arcor, multinacional do ramo alimentício localizada na cidade, que foi empresa piloto da parceria. De acordo com a Saúde, a partir de amanhã (12) a vacinação também vai ser iniciada em uma outra instituição. 

Segundo a Administração, as organizações que já enviaram seus formulários representam 78.786 trabalhadores, sendo que 60.084 ainda não estão vacinados. 

O PROJETO

O projeto de parceria da vacinação com empresas foi anunciado no mês passado pela Administração . O objetivo, segundo a Prefeitura, é vacinar de funcionários contra a covid-19, com intenção de acelerar a imunização na cidade. 

Durante anúncio, a Prefeitura disse que a previsão era de vacinar 350 mil pessoas economicamente ativas. Na parceria a secretaria de Saúde fornece as vacinas e os insumos (agulhas, algodão, entre outros), treinamento e supervisão para a imunização que será feita pela empresa. 

COMO FUNCIONA? 

A parceria não significa que as empresas comprem a vacina, mas sim que as vacinas, disponibilizadas pelo município sejam aplicadas também dentro dos estabelecimentos, como forma de acelerar a imunização no município. 

Com a adesão, os parceiros receberão treinamento, vacinas e insumos para aplicação. Em contrapartida, assumirão a responsabilidade de vacinar os funcionários que fazem parte dos grupos que estão sendo vacinados pela Secretaria de Saúde. Para isso, precisarão cumprir alguns requisitos. 

Entre eles, ter um profissional de enfermagem para aplicar as doses e duas pessoas para cuidar da digitação dos dados exigidos pelo sistema. 


Antes de iniciar a aplicação das doses, as organizações serão vistoriadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), que acompanhará todo o trabalho de vacinação. O projeto é inédito no Brasil. Não será permitida a vacinação de pessoas fora dos grupos que estão contemplados. 

COMO ADERIR?

As empresas que tiverem interesse na parceria devem acessar o site https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/covid-19 e fazer a adesão. Os formulários encaminhados serão avaliados pela Vigilância em Saúde.