Aeroporto de Viracopos recebe mais 2,1 milhões de doses da Pfizer

Carregamento total foi de 2.152.800 doses do imunizante apenas neste domingo

Foto: Reprodução: ACidade ON
Viracopos recebeu neste domingo mais 2,1 milhões de doses da Pfizer


O Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas recebeu neste domingo (22) dois carregamentos da vacina da Pfizer totalizando 2.152.800 doses do imunizante. A primeira parte dos imunizantes chegou no início da manhã e outra chegou por volta das 16h30.

O primeiro carregamento, com 1.076.400 doses, pousou no aeroporto, por volta das 7h30. A chegada dos imunizantes hoje encerrou o cronograma de entrega de 17 milhões de vacinas contra a covid-19 para o Brasil combinado com a farmacêutica americana.

Até agora, a empresa já enviou 52 lotes ao Brasil. Com estes dois lotes, a Pfizer totaliza 47.947.770 doses entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, desde o dia 29 de abril. Um novo cronograma de entrega será iniciado na próxima terça-feira (24).

O contrato firmado com a farmacêutica prevê a entrega de 200 milhões de doses ao Brasil. O cronograma deve ser cumprido até o final de 2021.

QUANDO?

A farmacêutica prevê entre o final de agosto e setembro a entrega de 52,4 milhões de doses que fazem parte do primeiro acordo com o governo federal, firmado no dia 19 de março e que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021.

O segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro.  

AS 200 MILHÕES DE DOSES

As doses do imunizante que estão chegando ao Brasil são produzidas em duas fábricas nos Estados Unidos, Kalamazoo e McPherson, além de uma fábrica na Europa, Purrs na Bélgica.

As vacinas são despachadas de avião até o Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, para então seguir viagem rumo ao Brasil. Os imunizantes são descarregados do avião entre 30 minutos e 1 hora, dependendo da quantidade, e enviados para o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos.  

De lá, as vacinas seguem para os mais de 38 mil postos de vacinação espalhados pelo país.

PRODUÇÃO

Até o momento foram produzidas mais de 1,2 bilhão de doses da vacina PfizerBioNTech covid-19. Em todo o mundo, já foram enviadas mais de 860 milhões de doses para mais de 100 países, incluindo o Brasil.



"