Pfizer começa a entregar amanhã vacinas do segundo contrato

Acordo prevê mais 100 milhões de doses entregues ao Brasil até dezembro.

Foto: Reprodução: ACidade ON
Pfizer começa a entregar amanhã vacinas do segundo contrato

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebe na madrugada deste sábado (9) 1.989.000 doses da vacina ComiRNAty contra a covid-19. Este é o primeiro lote do segundo contrato assinado entre a Pfizer e o Governo Federal.

O acordo foi assinado em 14 de maio e prevê mais 100 milhões de doses contra a doença entregues até dezembro. O novo cronograma da farmacêutica começa a ser cumprido quatro dias após a entrega total do contrato anterior, que ocorreu com atraso.

Apesar de confirmar o envio da primeira remessa do novo planejamento, o comunicado divulgado nesta sexta (8) não detalhou quando chegam os próximos voos.

LOGÍSTICA

O voo sairá do Aeroporto Schiphol de Amsterdam, na Holanda. As doses do imunizante que estão chegando ao Brasil são produzidas em duas fábricas nos Estados Unidos, Kalamazoo e McPherson, além de uma fábrica na Europa, em Puurs na Bélgica.



Quando chegam ao Brasil, os imunizantes são descarregados do avião em até uma hora, dependendo da quantidade, e enviados para o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos.

De lá, as vacinas seguem para os centros de logística de cada estado, para então serem distribuídas aos postos de vacinação espalhados pelo país.