Gambá-de-orelha-branca aparece com filhotes em condomínio de Barão Geraldo

Em vídeo gravado por morador, é possível ver os filhotes lutando por um espaço na bolsa da mãe

Foto: Reprodução
Mãe gambá com os filhotes na bolsa.


Um morador de um condomínio no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, teve uma visita no ilustre na manhã desta quinta-feira (29). Uma mãe saruê, gambá-de-orelha-branca, apareceu junto com os filhotes em cima de uma árvore.

A visita chamou a atenção do morador José Vigette, que conta que os gambás aparecem com frequência no condomínio, mas sempre de noite e sem os filhotes. No vídeo gravado por ele, é possível ver os filhotes lutando por um espaço na bolsa da mãe. 

Segundo a bióloga Giselda Person, os gambás-de-orelhas-brancas são comuns de apareceram na natureza. O desenvolvimento dos filhotes é igual ao dos cangurus. 

Segundo ela, os filhotes que aparecem no vídeo já estão em fase final de desenvolvimento, e depois passam a "morar" nas costas da mãe. Na gestação da espécie, normalmente nascem de 10 a 20 filhotes. 

"Os gambás-de-orelha-branca são marsupiais iguais aos cangurus, que possuem bolsas para o desenvolvimento dos filhotes. Os filhotes nascem com embriões com 1 centímetro e vão até essa bolsa. Lá, eles ficam 80 dias até se tornarem bem formados, e depois disso saem e vão para o dorso da mãe, que é o final do desenvolvimento. Depois disso podem estar livres para viver sozinhos", explicou. 

VEJA O VÍDEO:


"