Monumentos em cemitérios homenageiam vítimas da pandemia

Esculturas em bronze foram colocadas nos cemitérios Flamboyant, Acácias e Aleias, em Campinas

Foto: Celso de Menezes
Monumento 'Memorial', em homenagem às pessoas que morreram de Covid-19.


Os cemitérios Flamboyant, Aleias e Acácias, em Campinas, inauguraram nesta sexta-feira (29) o monumento "Memorial", em homenagem às pessoas que morreram de covid-19 e foram sepultadas nos três locais ao longo da pandemia.

As esculturas em bronze ficam em pontos de destaque dos cemitérios e são de autoria do artista de Valinhos Santos Lopes, que já tem outras esculturas instaladas nos cemitérios e realizou uma exposição nos gramados em 2016.

"Para este tema nada fácil, tomei como ponto de partida na idealização e execução da escultura o alicerce que mantenho na minha forte crença de que a morte é apenas o acesso a uma outra etapa da nossa existência", diz Santos.

Desde março de 2020, a Comunidade Religiosa Santa Rita de Cassia, responsável pela administração dos espaços, contabilizou as mortes confirmadas e suspeitas de coronavírus. Ao todo, foram 1.252 sepultamentos.

Entre março de 2020 e dia 15 de outubro deste ano, foram realizados 295 funerais no Flamboyant confirmados para covid e 85 de casos considerados suspeitos. Neste período, no Aleias, foram 395 confirmações e 123 suspeitos.

Ainda de acordo com a administração, o Acácias teve 288 mortes confirmadas para coronavírus e 66 suspeitas. No total, portanto, 1.252 pessoas que faleceram vítimas da doença ou que tiveram casos suspeitos jazem nos três cemitérios.

"É uma forma de mantermos viva a memória dessas pessoas que descansam em paz em nossos campos santos", diz José de Vasconcelos Cunha, diretor administrativo da Comunidade.

Foto: Celso de Menezes
Monumento 'Memorial', em homenagem às pessoas que morreram de Covid-19.



MISSAS E CAMPANHA

Respeitando os protocolos da pandemia, a programação do Dia de Finados 2021 nos cemitérios administrados pela Comunidade Santa Rita terá missas e uma campanha solidária para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.

No dia 2 de novembro, haverá duas missas na Capela de Todos os Santos, no Cemitério Flamboyant. A celebração das 8h30 será celebrada pelo Padre Carlos Nascimento, do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.

Depois, às 10h30, a celebração será feita pelo Monsenhor Fernando de Godoy Moreira, o presidente da comunidade. Essa missa será transmitida ao vivo por meio do site e do Facebook .


Já na Capela do Cemitério das Acácias, haverá missa às 8h30, celebrada pelo Padre Carlos Roberto Marassato de Moraes, Pároco da Paróquia Santa Luzia, no Jardim dos Oliveiras. E às 10h30, pelo Cônego Cláudio Zaccaria Menegazzi, Pároco da Paróquia Santo Cura DArs.

Todas as pessoas que visitarem os cemitérios no feriado prolongado poderão levar 1 kg de alimento não perecível. A arrecadação será destinada à obra de caridade do Padre Carlos Nascimento, do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Castelo Branco, em Campinas.