Saúde inicia vacinação de crianças em escolas na segunda-feira

Imunização em unidades municipais e estaduais será voltada para crianças de 5 a 11 anos

Foto: Eduardo Lopes/PMC
Vacinas serão aplicadas nas escolas municipais de Campinas.


A secretaria de Saúde de Campinas anunciou na tarde des sexta-feira (18) que planeja para a segunda (21) o início da vacinação infantil contra a Covid-19 em escolas.

Essa imunização no ambiente escolar, tanto para unidades municipais como estaduais, é voltada para crianças de 5 a 11 anos.

Em nota oficial hoje, a pasta disse que a abertura da vacinação será às 10h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental/Educação de Jovens e Adultos "Oziel Alves Pereira".

Na ocasião, os secretários de Saúde, Lair Zambon, e de Educação, José Tadeu Jorge, estarão disponíveis para esclarecer detalhes dessa medida. Hoje, a Prefeitura informou que não haverá posicionamentos sobre a vacinação infantil em escolas. 

ALERTA

Em Campinas, a Saúde emitiu um alerta nesta semana por conta da baixa adesão de pais na imunização de crianças. Balanço divulgado na terça-feira (15) aponta cobertura de 36% na vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos.

Para a pasta, é preciso ter um público infantil vacinado maior, pois somente assim a doença avançará menos neste grupo.

"A gente no início de fevereiro estava com quase 20% da população desta faixa etária vacinada. Nesses últimos 15 dias, avançamos para cerca de 36%. Mas a meta é chegar aos 90%. Para que consigamos proteger essa faixa etária como um todo. Sem isso, ficamos criando espaços onde o vírus pode permear e fazer com que disseminamos ainda mais a doença", disse Priscilla Bacci Pegoraro, enfermeira e assessora técnica do Devisa (Departamento de Vigilância Epidemiológica

NO ESTADO

A vacinação infantil em escolas foi anunciada nesta semana, na quarta-feira (16), pelo governo João Doria (PSDB). O estado de São Paulo criou a a "Semana E" de imunização.

A iniciativa tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal entre as crianças de 5 a 11 anos e ocorre de 19 a 25 de fevereiro em todo o estado.

De acordo com a gestão Doria, os municípios que aderirem poderão vacinar as criança com apenas um documento de concordância dos pais ou responsáveis, que não precisarão estar presentes no momento da imunização.