Dia D: Campinas espera aplicar 9 mil doses neste sábado

Aplicações de vacina contra a covid-19 ocorrerão em 20 Centros de Saúde de Campinas, das 8h às 17h

Foto: Reprodução: ACidade ON
Dia D: Campinas espera aplicar 9 mil doses neste sábado


Campinas realiza neste sábado (12) o sétimo dia D de vacinação contra a covid-19 deste ano. A aplicação ocorre em 20 Centros de Saúde, das 8h às 17h (veja mais abaixo).

Para esta edição, foram abertas 9 mil vagas. O foco da imunização é vacinar crianças de 5 a 11 anos com a segunda dose, e adultos com a dose de reforço.

De acordo com a Prefeitura de Campinas, a cidade está à frente de muitas capitais na cobertura vacinal. 

A diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andréa Von Zuben, destacou a importância das pessoas completarem o esquema vacinal e evitarem faltar aos horários já marcados previamente. 

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS

A Administração ressaltou que os índices de vacinação entre crianças de 5 e 11 anos ainda é menor que o esperado, e fez um apelo para que os pais levem os filhos para vacinar. 

"O período de sazonalidade, de meses mais frios e secos, quando aumentam as doenças respiratórias, está próximo e também por isto é muito importante que as crianças estejam protegidas", afirma a articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli. 

BALANÇO PARCIAL 

Campinas já ultrapassou a marca de 2,5 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19.  

1ª dose: 1.033.460  

2ª dose: 963.705 

Dose única : 32.876 

Dose adicional : 538.834 

SEM AGENDAMENTO 

A partir da próxima segunda-feira (14), a vacinação contra a covid-19 não precisará mais ser agendada em Campinas . O anúncio foi feito na última quarta-feira (9) durante coletiva da prefeitura. 

Cada unidade terá um horário especial para vacinação contra a covid. A divulgação será feita em breve pela Secretaria Municipal de Saúde. 

De acordo com Andréa, decisão foi tomada a partir de uma experiência piloto. "Durante uma semana, algumas unidades aplicaram às doses com agendamento e outras sem, o que mostrou que é completamente possível fazer sem agendamento", explicou.

"