Jaguatirica é encontrada morta após ser atropelada na Zeferino Vaz

Animal foi atingido por veículo e encontrado já sem vida no acostamento da rodovia

Foto: Lucas Amaro
Animal foi encontrado morto às margens da pista.


Uma jaguatirica foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (31) nas margens da Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), em Cosmópolis. 

Segundo a Rota das Bandeiras, concessionária que administra o trecho, o felino foi encontrado por volta de 7h20 na altura do km 140. O animal foi atropelado por algum veículo e encontrado já sem vida. 

Ainda segundo a Rota, não houve interdição de pista e a jaguatirica foi recolhida pela Defesa Ambiental de Cosmópolis. A suspeita é que o felino tenha vindo de alguma área de mata próxima a pista. 

SOBRE O ANIMAL  

A jaguatirica é muito confundida com filhote de onça-pintada. O felino vive nas matas da região mas está ameaçado de extinção.  



O animal é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis. 

A jaguatirica pode ser encontrada em diversos habitats como nas florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues. Como a maioria dos felinos, a jaguatirica é um animal noturno, dorme de dia e à noite sai para caçar, embora possa ser encontrada caçando de dia.