Deic apreende defensivos agrícolas roubados em Pedreira

Produtos foram encontrados em um barracão; Polícia Civil investiga esquema criminoso

news-image Noticia_Foto_16x10"
Foto: Reprodução: ACidade ON
Deic apreende defensivos agrícolas roubados em Pedreira

Uma carga de defensivos agrícolas foi apreendida em um galpão de Pedreira na manhã desta terça-feira (10) durante a 2ª fase da Operação Falso Insumo, que investiga um esquema de roubos, adulteração e falsificação das substâncias.

A ação foi cumprida por policiais e investigadores da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais), que encontraram ainda maquinários de envase, embalagens e etiquetas impressas para falsificação dos produtos.

De acordo com informações da 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Campinas, os defensivos passavam pela adulteração após serem roubados em diferentes cidades. Depois, eram comercializados fora do estado de São Paulo.

O responsável pelo imóvel não estava no local e ninguém foi detido na ação, mas as investigações continuam para identificar e prender todos os envolvidos nos crimes. A suspeita é que motoristas faziam parte da quadrilha (veja abaixo).

A ocorrência deve ser apresentada na sede da 1ª DIG depois que a Polícia Técnica Cientifica periciar o local e o material ser completamente removido.

O ROUBO

Procurados pela polícia, representantes de uma marca de produtos auxiliaram o trabalho e confirmaram a falsificação das substâncias e informaram que vários produtos foram roubados de uma carga em Americana em agosto de 2021.

A Deic confirmou o roubo no dia 22 daquele mês. O alvo dos bandidos foi um caminhão que levava a carga a Uberaba, em Minas Gerais. Naquele dia, alguns itens foram apreendidos e algumas pessoas foram presas em Jaguariúna.

A INVESTIGAÇÃO

As apurações começaram com a suspeita de que os motoristas contratados para transportar as cargas participavam ativamente do esquema criminoso e entregavam as chaves do caminhão com as substâncias e simulavam o roubo.

"Algumas pessoas ainda são investigadas. Porém, nessas investigações os policiais localizaram dois barracões onde os produtos eram armazenados. Dois mandados de buscas foram cumpridos na cidade de Pedreira", detalhou a DIG.

O primeiro mandado foi cumprido em 26 de abril, quando aproximadamente mil defensivos agrícolas, máquinas de impressão de validade, anotações, frascos roubados e diversos galões já falsificados foram localizados e apreendidos.

Naquele dia, um representante de uma empresa vítima confirmou que embalagens jogadas no lixo haviam sido roubadas. Os representantes do fabricante também auxiliaram na confirmação da falsificação e da adulteração.

Após a identificação dos produtos na ocasião, o segundo barracão usado para a fabricação e receptação de produtos roubados foi identificado e encontrado. Com isso, o local foi alvo do segundo mandado na 2ª fase das investigações.

A divisão da DIG informou que as investigações seguem para identificar os autores do roubo e os envolvimentos dos motoristas, já que o receptador já foi identificado e deve ser preso em breve por receptação e associação criminosa. 



"