A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta terça-feira, 14 de janeiro, a convocação de 529 moradores que foram vacinados pelo Centro de Saúde (CS) Sousas no período entre 25 de setembro e 6 de novembro de 2024, mas que precisam ser revacinados.
A medida ocorre após a Pasta confirmar durante o trabalho de monitoramento contínuo que houve oscilações de temperatura na câmara de conservação dos imunizantes no CS, o que pode comprometer a eficácia para proteção contra doenças.
A partir disso, o caso foi discutido pelo Programa de Imunização de Campinas junto ao Estado e Ministério da Saúde com objetivo de garantir a proteção adequada à população.
“Prezamos pela máxima transparência dos processos e seguimos as recomendações vigentes, por isso, estamos fazendo a convocação destes cidadãos para a revacinação. Ressaltamos o compromisso da Secretaria de Saúde em zelar sempre pela garantia da prestação de um serviço de imunização de confiança e excelência para toda população campineira”, destacou a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli.
No período considerado, o CS Sousas registrou 875 doses ministradas. O grupo inclui vacinas de vários tipos, conforme faixa etária, incluindo imunizantes contra a dengue e a covid-19.
No mesmo intervalo de tempo, a Secretaria de Saúde aplicou 57.771 doses. Portanto, o número de vacinas que devem ser reaplicadas corresponde a 1,51% do total na cidade.
Já de janeiro a dezembro de 2024 a Pasta somou 905.244 doses aplicadas em todas as faixas etárias. Com isso, o percentual de vacinas que precisam ser aplicadas novamente é de 0,09%.