Cão labrador receberá treinamento para operações de faro
Carlos Bassan
Cão labrador receberá treinamento para operações de faro








Um labrador de 4 meses acaba de integrar o time de cães policiais do Canil da Guarda Municipal de Campinas(SP), nesta quinta-feira (21). Uma eleição será lançada na rede social na próxima segunda-feira (24). Os moradores da cidade poderão votar na enquete e escolher uma entre as quatro opções de nome: Black, Mufasa, Duck ou Barney.

Para participar do concurso que vai definir o nome do animal, a participação será por meio de uma votação que vai até dia 25 de março pelas redes sociais: @prefcampinas  e  @guardamunicipalcampinas

O treinamento do novo filhote envolve vários comandos de obediência avançada
Carlos Bassan
O treinamento do novo filhote envolve vários comandos de obediência avançada



Como é o treinamento?

O treinamento do novo filhote envolve comandos de obediência avançada, combinados com truques conhecidos como freestyle, que é um adestramento voltado ao showdog. "Trata-se de um treinamento mais caprichado e polido e que demanda mais tempo.

Por exemplo, o comando "junto" com a guia é uma obediência básica. Já o "junto" sem guia, quando o cachorro acompanha o condutor sem coleira, é considerado um nível avançado", explica Gilmar Freire, guarda municipal do Canil e condutores do labrador.

"Durante esse processo, o cão aprende por meio de reforço positivo, utilizando petiscos e brinquedos, para aprimorar as habilidades exigidas nas apresentações", completou. O labrador será capacitado tanto para apresentações em showdog quanto para atuar nas operações de faro de entorpecentes e armas.

O cão aprende por meio de reforço positivo, utilizando petiscos e brinquedos
Carlos Bassan
O cão aprende por meio de reforço positivo, utilizando petiscos e brinquedos

Segundo Gilmar, a previsão é que o filhote esteja completamente pronto para as atividades operacionais e as apresentações entre um ano e meio e dois anos.

O showdog é uma atração que conta com interação do público com os cães, demonstração de habilidades de faro e uma série de comandos avançados, como "junto sem guia", "fica", "morto", "vivo", "dar a pata" e transposição de obstáculos.

"O filhote já demonstrou habilidades promissoras tanto para obediência avançada quanto para faro, além de possuir uma curiosidade natural e facilidade de aprendizado, características fundamentais para o desempenho esperado", avalia Gilmar.

​​​​​​​Com a chegada do labrador, o Canil da GM conta agora com dez cachorros. Os outros nove que compõem a equipe canina da corporação são: Flecha, Cheddar, Hunter, Swat, Joe, Tupã (todos eles machos, da raça pastor belga malinois), a fêmea Jin e o macho Khorus (pastores alemães) e o beagle Bart.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!