Barracão tinha 14.688 garrafas; rótulos e tampas eram trocados para simular produto de maior valor
guarda municipal
Barracão tinha 14.688 garrafas; rótulos e tampas eram trocados para simular produto de maior valor

A Guarda Municipal de Campinas fechou uma fábrica que falsificava bebidas. A operação aconteceu no bairro Cidade Singer, na tarde da última sexta-feira (3). Segundo as investigações, o barracão servia como base para adulteração de rótulos e tampas, onde bebidas de baixo custo eram transformadas em produtos de marcas mais caras, enganando consumidores da cidade e da região. O foco da quadrilha era a produção de cervejas falsificadas.

A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima. No local, os agentes apreenderam 612 caixas de bebidas, totalizando 14.688 garrafas. As investigações apontam que a produção semanal chegava a 840 caixas, distribuídas em dois caminhões.

Cinco homens, com idades entre 22 e 37 anos, foram detidos em flagrante. Quatro deles já tinham passagens pela polícia. De acordo com os suspeitos, cada um recebia cerca de R$ 3 por caixa falsificada, com pagamento feito via PIX. As bebidas eram distribuídas não apenas em Campinas, mas também em cidades vizinhas.

A ocorrência foi registrada no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que assumirá a continuidade das apurações. Todo o material apreendido será recolhido por uma empresa especializada, e o imóvel será lacrado pela Polícia Civil.

A comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares, explicou como o local foi identificado:

“A partir de uma denúncia anônima e com o trabalho do setor de inteligência da Guarda Municipal, conseguimos localizar o barracão e realizar o flagrante”, afirmou.
Ela destacou que as ações de combate à falsificação terão continuidade.

“Nossas equipes estão preparadas e seguirão atuando para coibir a adulteração de bebidas e proteger o consumidor”, disse.
No dia 30 de setembro, a Guarda promoveu uma capacitação para agentes sobre identificação de bebidas adulteradas. A medida ocorre em meio ao alerta nacional por casos recentes de intoxicação por metanol, substância tóxica usada em bebidas ilegais.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes