Campinas promove cinco oficinas gratuitas de autodefesa feminina

Atividades acontecem até 25 de outubro e estão com inscrições abertas para mulheres a partir de 14 anos

Mulheres aprenderão a sair de agressões, como pegada de braço, puxão de cabelo, estrangulamento, abraços por trás e violência sexual
Foto: Manoel de Brito
Mulheres aprenderão a sair de agressões, como pegada de braço, puxão de cabelo, estrangulamento, abraços por trás e violência sexual

A Prefeitura de Campinas realiza, entre 20 e 25 de outubro, cinco oficinas gratuitas de defesa pessoal voltadas para mulheres . A iniciativa tem o objetivo de capacitar participantes a reconhecer e enfrentar situações de risco, por meio de técnicas físicas, psicológicas e de prevenção a diferentes formas de violência.

Mais de 200 mulheres já participaram das edições anteriores. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas neste link . Podem participar servidoras públicas, colaboradoras de instituições parceiras, familiares e mulheres da comunidade em geral, com idade mínima de 14 anos, adolescentes entre 14 e 17 anos devem estar acompanhadas de um responsável.

O que será ensinado?

Durante os encontros, são abordados temas como reconhecimento de categorias de violência, percepção do ambiente, uso da voz como ferramenta de defesa e movimentos básicos de autodefesa. As participantes também aprendem a se proteger em situações como pegadas, estrangulamentos e agressões físicas, além de conhecer objetos que podem potencializar a força em momentos de risco.

As oficinas integram a programação especial do Mês do Servidor, que inclui também as Olimpíadas do Servidor, o Baile do Servidor, emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), grupos reflexivos sobre masculinidades e um curso sobre atendimento inclusivo e combate à LGBTfobia.

As atividades acontecem em diferentes regiões da cidade, como Jardim Eulina, Boa Vista, Taquaral e DIC I. Os detalhes sobre datas e horários estão disponíveis neste site e nas redes sociais .