
A Prefeitura de Campinas (SP) tem diversos de concursos públicos e processos seletivos em andamento ( veja lista completa abaixo ), mas alerta que a convocação de aprovados não tem prazo definido e depende da necessidade interna de cada secretaria.
O acompanhamento constante das publicações no Diário Oficial do Município é obrigatório e de responsabilidade exclusiva do candidato. As convocações são divulgadas somente no Diário e o uso de e-mail ou mensagem de texto é apenas uma comunicação complementar que não substitui a checagem oficial.
O processo de ingresso é curto: a primeira etapa é a Reunião de Preenchimento de Vagas, tratada como eliminatória. O candidato deve comparecer presencialmente para escolher a unidade de trabalho e agendar o exame médico. Faltar a esta etapa resulta em eliminação imediata. O passo seguinte é o Exame Médico Pré-Admissional, sendo que a inaptidão ou a ausência também leva à eliminação.
Após o resultado do exame ser publicado, o candidato é nomeado no Diário Oficial. A partir da Portaria de Nomeação, ele tem 15 dias para tomar posse.
Depois da posse, o candidato tem mais 10 dias para começar a trabalhar. O não cumprimento desses prazos resulta na perda da vaga.
Ao longo do tempo trabalhado, o servidor recebe adicionais ao salário: depois de 5 anos, o salário terá um reajuste de 5%. Após esse período, haverá um reajuste de 1% a cada ano trabalhado.
Cotas
Sobre o sistema de cotas, Campinas reserva 20% das vagas para Pessoas Pretas e Pardas (PPP) e 5% para Pessoas com Deficiência (PcD). Mas essa regra é aplicada apenas em novas vagas autorizadas no edital.
As convocações de cotistas ocorrem de forma intercalada e proporcional ao número de vagas, sendo a primeira convocação para a lista PPP na 3ª vaga e para a lista PcD na 10ª vaga. As vagas remanescentes, que sobram por desistência ou inaptidão, são preenchidas pela lista de origem.
O novo servidor inicia o estágio probatório de três anos e tem acesso a benefícios como auxílio-alimentação e vale-transporte. Para remunerações acima do teto do INSS, a Previdência Complementar do município é obrigatória, com 90 dias para possível desistência. Não há reconvocação, reagendamento de etapas ou garantia de aproveitamento de todos os aprovados.
Concursos e processos seletivos abertos
Atualmente, estão em andamento quatro concursos públicos para diversos setores do serviço público municipal de Campinas.
As vagas a serem preenchidas por esses concursos são para as funções de:
- Procurador do Município (concurso próprio)
- Engenheiro de Segurança do Trabalho (concurso próprio).
As vagas a serem preenchidas pelo concurso "Educação e Geral" são para as funções de:
- Agente de Fiscalização
- Analista de Processos
- Arquiteto
- Assistente Social Escolar
- Contador
- Engenheiro Civil
- Professor Adjunto I para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Professor de Educação Básica II para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Professor de Educação Básica IV para Educação Especial
- Psicólogo Escolar
- Técnico em Segurança do Trabalho.
As vagas a serem preenchidas pelo concurso "Especialistas e Geral", são para as funções de:
- Agente de Manutenção Predial
- Agente Operacional
- Analista de Gestão de Pessoas
- Condutor de Veículos e Máquinas
- Especialista Cultural e Turístico em História
- Especialista em Informação
- Especialista em Informação em Arquivologia
- Especialista em Informação em Biblioteconomia
- Instrutor de Práticas Desportivas
A aplicação das provas para estes concursos são de responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a Vunesp.