
Com foco em segurança e buscando inibir situações recorrentes de risco no trânsito, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) instalou dois novos pontos de fiscalização remota no entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. As câmeras foram instaladas nos dois sentidos da Avenida José Amgarten, na entrada (Campinas/Viracopos) e saída do aeroporto (Viracopos/Campinas) e começam a registrar as infrações a partir da próxima segunda-feira (15).
O objetivo do aumento do monitoramento no local é coibir situações como o estacionamento irregular nas proximidades do aeroporto, além de diminuir os riscos de sinistro e estimular o cumprimento das leis de trânsito. Para alertar os condutores sobre a presença dos novos equipamentos de fiscalização remota, os locais receberam placas (sinalização vertical) instaladas nas proximidades.
Além de identificar as condutas de risco, o sistema de videomonitoramento também possibilita que os agentes acompanhem remotamente e prestem o devido apoio a sinistros em andamento, veículos quebrados na via, manifestações e outras ocorrências.
As câmeras têm visão panorâmica de 360º e são monitoradas remotamente por agentes da mobilidade urbana que atuam no Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) da Emdec. O equipamento flagra o comportamento de risco e permite a captura da imagem. A partir dela, é elaborado o auto de infração. A avenida José Amgarten conta ainda com pontos de fiscalização eletrônica (radares), nos dois sentidos de circulação. Eles fiscalizam o cumprimento da velocidade regulamentada, que é de 70 km/h.
Sinistros
A avenida José Amgarten, que recebeu as novas câmeras de videomonitoramento registrou, entre 2024 e 2025, quatro sinistros (acidentes): um com vítima ferida em 2024 e, em 2025, foram dois sem vítima e um com vítimas feridas. Os dados são do CCO da Emdec, que coleta cerca de 30% do total de ocorrências registradas no município.