
A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira (10) a implantação de uma nova unidade do Poupatempo no antigo Palácio da Justiça, no Centro da cidade. A previsão é que o atendimento comece em novembro de 2026, dentro do prédio que passará a se chamar “Palácio da Cidade”.
A estrutura será instalada no térreo do edifício e terá nove pontos de atendimento, além de uma sala médica. Segundo a administração municipal, a expectativa é realizar cerca de 360 atendimentos por dia e até 7,9 mil por mês. Considerando usuários e acompanhantes, a circulação mensal pode chegar a 12 mil pessoas.

A nova unidade será resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. O posto não substituirá o Poupatempo já existente no Campinas Shopping, que continuará funcionando normalmente.
Durante o anúncio, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) afirmou que a iniciativa faz parte da estratégia de revitalização da região central da cidade.
A chegada de uma nova unidade do Poupatempo ao Palácio da Cidade representa um avanço importante para Campinas. Além de ampliar a oferta de serviços à população, a iniciativa reforça o processo de valorização da região central. Dário Saadi - Prefeito de Campinas
Serviços concentrados no Centro
Além do Poupatempo, o prédio reunirá diversos setores da administração municipal. A expectativa da prefeitura é atender aproximadamente 30 mil pessoas por mês no local, com atuação de cerca de 370 funcionários públicos.
Segundo a administração, a concentração dos serviços em um único espaço também deve gerar economia aos cofres municipais, com a desocupação de imóveis alugados. A previsão é de redução de cerca de R$ 2 milhões por ano em despesas.
Entre os principais serviços previstos para o Poupatempo estão:
- emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- renovação e segunda via da CNH;
- consulta de débitos de veículos;
- emissão de atestado de antecedentes;
- atendimentos relacionados a serviços estaduais.
O secretário municipal de Trabalho e Renda, Paulo Sérgio de Andrade, destacou que a localização deve facilitar o acesso da população.
Estamos aproximando serviços essenciais da população em um local de fácil acesso e já conhecido pelos moradores. Paulo Sérgio de Andrade - secretário municipal de Trabalho e Renda
Como ficará o Palácio da Cidade
O antigo Palácio da Justiça terá seis pavimentos ocupados por serviços públicos municipais. O primeiro andar concentrará a maior parte dos atendimentos ao público, incluindo:
- Vigilância Sanitária;
- Cadastro Único;
- CPAT;
- Procon;
- Sanasa;
- Emdec;
- Casa do Empreendedor;
- Junta Militar;
- Concilia Campinas;
- CPFL;
- atendimento do 156.
O espaço também terá auditório para 230 pessoas, salas de capacitação e áreas para entrevistas.
Nos demais andares funcionarão setores ligados à educação, saúde do servidor e capacitação profissional. Entre eles estão unidades da Fumec, Escola de Governo, Serviço de Saúde Digital e Setec.
Prédio histórico mudou de destino
O imóvel pertence ao Governo do Estado de São Paulo e anteriormente era utilizado pelo Tribunal de Justiça. No local funcionavam varas do júri, juizados especiais e cartórios eleitorais.
Em fevereiro deste ano, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou o decreto que autorizou a cessão do prédio para o município por um período de 40 anos.
Inicialmente, o espaço seria destinado à Câmara Municipal, mas o projeto foi alterado para abrigar serviços públicos da prefeitura.

O edifício, localizado em frente à Praça Guilherme de Almeida, é um dos marcos arquitetônicos do Centro de Campinas. Construído em estilo art déco, o prédio tem cerca de 8 mil metros quadrados de área construída, sete pavimentos e 3,5 mil metros quadrados de salas.
A entrega completa das obras estava prevista inicialmente para o começo de 2026, mas o cronograma foi adiado. Em abril, a prefeitura informou que a conclusão da reforma e a transferência total dos serviços devem ocorrer até outubro deste ano.