Urnas falham e atrasam votação em Campinas

Problemas em equipamentos provocaram espera de até 30 minutos em alguns locais; Justiça Eleitoral afirma que todos os casos foram solucionados

Urnas falham e atrasam votação em Campinas
Foto: Thayna Gemin / iG
Urnas falham e atrasam votação em Campinas

Pelo menos oito ocorrências envolvendo urnas eletrônicas e equipamentos usados na votação foram registradas na manhã deste domingo (04) na cidade de Campinas, em São Paulo, durante o primeiro turno das Eleições 2026 . Os problemas provocaram atrasos de até 30 minutos em alguns locais, mas, segundo os cartórios eleitorais , todas as situações foram resolvidas e o processo de votação seguiu normalmente.

Os registros envolveram falhas em impressoras, bateria, botões e travamento de equipamentos. Em alguns casos, foi possível fazer o reparo sem substituir a urna. Quando a troca foi necessária, equipamentos de contingência foram utilizados.

Problemas em diferentes pontos da cidade

Na região atendida pelas zonas eleitorais 275 e 378, uma urna apresentou problema no módulo da impressora na Escola Estadual Professor Doutor Paul Eugene Charbonneau, no Jardim Fernanda. O equipamento não precisou ser substituído. Apenas o módulo foi trocado, e o procedimento provocou um atraso de aproximadamente 15 minutos no início da votação.

Na Escola Estadual Adalberto Nascimento, no Taquaral, uma urna apresentou falha na bateria. O componente foi substituído e a votação começou com cerca de cinco minutos de atraso.

Já na Escola Estadual Roque Magalhães, no Real Parque, em Barão Geraldo, uma urna travou e precisou ser substituída. A troca provocou uma espera de aproximadamente 30 minutos para o início da votação naquele local.

Outro problema ocorreu na Escola Estadual Dom Barreto, onde uma urna apresentou falha em um dos botões. O equipamento foi trocado e a interrupção durou cerca de 10 minutos.

No CEI Professora Hermínia Ricci, na Vila Padre Anchieta, uma impressora apresentou problema no momento de abertura da votação. O caso provocou um atraso de aproximadamente 10 minutos.

Os cartórios eleitorais informaram que as ocorrências foram solucionadas e que não houve interrupção prolongada do processo eleitoral na cidade.

Campinas tem mais de 870 mil eleitores

Campinas é o maior colégio eleitoral do interior de São Paulo e o terceiro maior do estado. Ao todo, 870.672 eleitores estão aptos a votar no município neste primeiro turno. A votação acontece das 8h às 17h.

Votação em Campinas
Foto: Thayna Gemin / iG
Votação em Campinas

Os eleitores estão distribuídos por 267 locais de votação. Um dos maiores pontos é a Faculdade Anhanguera de Campinas, no Taquaral, que concentra mais de 9,3 mil eleitores.

Antes do pleito, a Justiça Eleitoral preparou 2.790 urnas eletrônicas para Campinas, incluindo equipamentos de contingência destinados justamente a situações em que uma urna apresente problema durante a votação.

Equipamentos passaram por testes antes da eleição

As urnas foram distribuídas aos locais de votação no sábado (03), em uma operação que contou com escolta da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Ao chegar às escolas, os equipamentos passaram por verificações técnicas, incluindo testes das teclas, conferência da seção eleitoral e checagem da conexão de energia.

A preparação também incluiu auditorias por amostragem para verificar a integridade das urnas e das mídias utilizadas no processo eleitoral. Em Campinas, cerca de 10 mil mesários participam da organização da votação.

Mesmo com as falhas registradas durante a manhã, os cartórios eleitorais afirmam que os problemas foram resolvidos e que a votação continua normalmente na cidade.