
Um homem foi preso na tarde de segunda-feira (12), na cidade de Campinas, em São Paulo, suspeito de descumprir uma medida protetiva e impedir a ex-companheira de sair de casa por três dias. Ele foi encontrado escondido dentro de um baú durante uma visita de rotina da Guarda Municipal à residência da vítima, no bairro Santa Rosa.
Segundo a corporação, o homem estava no imóvel desde sábado (10), sem autorização da mulher. A vítima era acompanhada pelo programa Guarda Amiga da Mulher (Gama), que monitora mulheres com medidas protetivas e realiza visitas periódicas para verificar a situação de segurança delas.
Mulher estava sem acesso ao botão de emergência
Durante a visita, os guardas perceberam que a mulher estava assustad a. Ao ser questionada, ela contou que o ex-companheiro estava dentro da residência, apesar da medida protetiva.
A vítima explicou que não conseguiu acionar o botão de emergência disponibilizado pelo programa porque havia trocado de celular recentemente e ainda não tinha reinstalado o aplicativo.
Diante da informação, os agentes fizeram buscas no imóvel e encontraram o homem escondido dentro de um baú.
Suspeito resistiu à prisão
De acordo com a Guarda Municipal, o homem tentou resistir à abordagem e entrou em luta corporal com os agentes. Ele foi contido e encaminhado ao plantão da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas.
O suspeito deverá responder por descumprimento de medida protetiva, violência doméstica e resistência, conforme informou a corporação.
Como funciona o acompanhamento da Guarda da Mulher
O programa Guarda Amiga da Mulher acompanha vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas. O trabalho inclui visitas preventivas e mecanismos de contato para que as mulheres possam pedir ajuda em situações de risco.
O caso reforça a importância de manter os canais de emergência funcionando e atualizados. Em situações de ameaça ou violência, a orientação é procurar ajuda imediatamente. Em caso de emergência, a Polícia Militar pode ser acionada pelo telefone 190.