O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), obteve nesta terça-feira (24) o Certificado de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem (CBPDA) de carga com o objetivo de atrair mais clientes importadores e exportadores de medicamentos e de insumos da indústria farmacêutica. O documento foi emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após a realização de uma auditoria no Terminal de Carga. O resultado foi publicado na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial da União.
De acordo com a auditoria da Anvisa, Viracopos teve aprovação de 100% dos itens avaliados, pois não houve o registro de não-conformidades no processo. Assim como a ISO 9001 e a Certificação CEIV PHARMA, o CBPDA oferece maior segurança aos clientes, garantindo processos eficazes e excelência na prestação dos serviços.
“O Terminal de Carga de Viracopos foi aprovado com êxito na inspeção realizada pelos auditores da Anvisa para a Certificação de Boas Práticas de Armazenamento de medicamentos e de produtos para a saúde. Esta certificação confirma a excelência nos serviços prestados aos clientes, e contribuirá na estratégia comercial do aeroporto de aumentar a sua participação nesse mercado”, disse a Diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.
Dentre os pontos benéficos para Viracopos estão: maior visibilidade no comercio exterior; aumento do fluxo de carga de importação e exportação; enquadramento na padronização de qualidade Anvisa e diferencial competitivo.
Com isso, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, obteve duas certificações para os processos de Medicamentos e Produtos para Saúde: 1) Certificado de Boas Práticas de Armazenagem de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos e, 2) Certificado de Boas Práticas de Armazenagem de Produtos Para Saúde.
Foram mais de 50 procedimentos verificados durante a auditoria da Anvisa no Terminal de Carga. Entre os pontos verificados no Relatório de Inspeção estão, por exemplo: a disponibilidade de gerador ou plano de contingência adequado para situações de ausência de energia elétrica; oferta de áreas segregadas para diferentes tipos de cargas; existência de câmaras frigorificas com diversas temperaturas para armazenamentos de produtos da linha saúde; treinamentos adequados dos colaboradores da área; realização de manutenções preventivas nos equipamentos; entre outros itens.
Certificado CBPDA
O certificado pode ser solicitado por Recintos Alfandegados (ou Recintos Aduaneiros), que são áreas demarcadas pela autoridade aduaneira competente, na zona primária dos aeroportos e portos organizados ou na zona secundária a estes vinculada, a fim de que nelas possam ocorrer, sob controle aduaneiro pela Receita Federal, movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior, ou a ele destinadas.
Toda importação ou exportação tem que passar por um local controlado pela Receita Federal para ser desembaraçado, denominado Recinto Alfandegado ou Recinto Aduaneiro.
A armazenagem de produtos sujeitos à vigilância sanitária deve cumprir requisitos específicos para garantir a manutenção de sua qualidade. Portanto, Recintos Alfandegados que armazenam essa categoria de produtos estão sujeitos à fiscalização da Anvisa.
O CBPDA não é obrigatório, no entanto, o certificado pode ser solicitado pela empresa de forma complementar e dar mais segurança para a armazenagem de medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos para saúde.
A validade do CBPDA é de 1 ano a contar da data de sua publicação em Diário Oficial da União.