A Secretaria de Saúde de Campinas vai utilizar a Saúde Digital para convocar 200 mil mulheres de 25 a 64 anos, que não têm registro do exame de papanicolau no prontuário do SUS Municipal. Por meio da Ana, assistente virtual da Pasta, as mulheres serão comunicadas sobre o atraso e orientadas a procurar a unidade de referência para agendar o exame. O comunicado será enviado a partir de quinta-feira, 3 de outubro, via WhatsApp (remetente: 19 99604-3012/Acesso Fácil – Saúde Campinas).
A ação faz parte do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e saúde feminina.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Miriam Nóbrega, apesar de não haver registro, não significa que a mulher não tenha realizado o exame por meio de convênios ou outros serviços que não fazem parte da rede municipal de Campinas.
No entanto, ela ressalta a importância da realização periódica do papanicolau, exame que detecta lesões no colo do útero, que podem levar ao câncer se não forem tratadas. A frequência do papanicolau possibilita a redução de mortalidade por esta causa. Entre 2010 e 2019, a média da incidência do câncer invasivo de colo de útero foi de 7,2 a cada 100 mil mulheres. Já a lesão inicial, no mesmo período, teve incidência média de 20,1 a cada 100 mil.
Como vai funcionar?
Essa será uma primeira chamada para as mulheres. Depois disso, haverá uma nova triagem e serão novamente chamadas as que não tiverem registro nos últimos três anos.
Durante outubro serão abertas agendas extras e mutirões aos sábados em algumas unidades. "Isso será definido de acordo com a demanda que chegarem para os centros de saúde", disse.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa foi oficialmente aberto no último sábado, 28 de setembro. Durante o mês haverá uma programação especial para conscientizar as mulheres sobre a importância de manter as mamografias e exames do colo do útero em dia (confira abaixo).
Além disso, a Secretaria de Saúde iniciou na quarta-feira, 25 de setembro, o agendamento de 1,8 mil mamografias gratuitas pelo Disque Saúde, telefone 160, que serão realizadas nos espaços: Hospital de Amor, carreta da instituição que passará nos shoppings Parque Dom Pedro e Bandeiras, e pelo estádio do Guarani e, ainda, no Caism da Unicamp.
O exame é direcionado para mulheres de 40 a 49 anos que realizaram a avaliação há mais de um ano, e mulheres de 50 a 69 que fizeram a mamografia há mais de dois anos. Não é necessário encaminhamento ou pedido de exame por unidade de saúde, mas as agendas são somente para moradoras de Campinas.
Outras vagas serão oferecidas por parceiros da Prefeitura de Campinas – Hospital Santa Tereza e Voluta Medical. O primeiro oferece 200 vagas e o agendamento é pelos telefones (19) 3733-4348 e 3733-4333 (ramal 7712), e WhatsApp (19) 99803-1953. Já o segundo, disponibiliza outras 200 mamografias gratuitas na unidade Guanabara. O agendamento é pelo WhatsApp (19) 3790-4999.
Outras atividades previstas
13/10, das 9h30 às 12h - Caminhada com saída do Kartódromo do Taquaral
19/10 - Ação na Praça da Juventude, com horário a definir