A Sanasa e a Prefeitura de Campinas entregaram nesta terça-feira (10) dois novos reservatórios de água potável localizados no campus da PUC-Campinas , na região da Cidade Universitária. A cerimônia oficial contou com a presença do prefeito Dário Saadi, do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, e do diretor técnico da empresa, Marco Antônio dos Santos.
Os reservatórios, que já estavam em operação desde setembro, representam um investimento de R$ 12,5 milhões e têm capacidade para armazenar seis milhões de litros de água potável. A estrutura beneficia diretamente cerca de 40 mil moradores de bairros como Cidade Universitária, Unicamp, PUCC, Parque dos Jacarandás, Parque Rural Fazenda Santa Cândida e Fazenda Santa Cândida.
Plano Campinas 2030 e expansão hídrica
A entrega dos reservatórios integra o Plano Campinas 2030, uma iniciativa estratégica da Sanasa para garantir segurança hídrica e preparar o município para os impactos das mudanças climáticas. O plano prevê a construção de 20 reservatórios, dos quais 19 já estão em operação.
“Esse volume adicional de reservação permite maior autonomia em casos de desastres ambientais ou falta de energia, garantindo abastecimento por até 20 horas”, explicou Manuelito Magalhães Júnior. Segundo ele, os 20 reservatórios somarão mais de 54 milhões de litros de água à capacidade atual, elevando o total para 196 milhões de litros.
Avanços na segurança hídrica
No primeiro semestre deste ano, dez reservatórios foram inaugurados pela Sanasa. Durante o período eleitoral, outros nove começaram a operar, mas a entrega oficial ficou para o segundo semestre. Entre os destaques estão o Reservatório Santa Therezinha e o Paranapanema, com capacidade de dois milhões de litros cada, e o Real Parque, que possui três estruturas somando dois milhões de litros.
Nos próximos dias, o Reservatório Ponte Preta, com capacidade para seis milhões de litros, também entrará em operação, concluindo o cronograma do Plano Campinas 2030.
“Essa expansão representa mais segurança hídrica para Campinas. A Sanasa é referência nacional em saneamento, consolidando nossa cidade como líder no ranking de municípios com mais de 500 mil habitantes nesse setor”, ressaltou o prefeito Dário Saadi.
Além de atender 350 bairros e beneficiar mais de 750 mil moradores, o projeto reflete o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.