A Prefeitura de Campinas fechou todos os parques públicos às 8h desta sexta-feira, 27 de dezembro, e também mobilizou equipes de diversas áreas para atuar na prevenção e para minimizar riscos por causa das chuvas intensas no município.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, o fechamento ocorre a partir de 80 milímetros em 72 horas e neste momento Campinas registra acumulado de mais de 80 milímetros (dados do Sidec - Sistema Integrado de Defesa Civil) em todas as regiões da cidade. "Por isso, fechamos os parques e vamos monitorar e reavaliar neste sábado, 28", disse o secretário.
A cidade está em Estado de Atenção por causa do alto volume de chuvas. Há previsão de chuvas intensas durante toda esta sexta -feira. Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura mantém atenção redobrada em áreas mais vulneráveis.
A força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar caso necessário.
Serviços Públicos
A Secretaria de Serviços Públicos mobilizou 600 pessoas que já estão nas ruas para garantir a organização e limpeza da cidade, retirada de árvores e galhos que tenham caído por causa de chuvas e ventos, conserto de galerias e afundamento de vias.
A Emdec monitora e orienta o trânsito nos pontos de alagamento.
O balanço das ocorrências das chuvas está sendo levantado e será divulgado em breve.
Serviço
Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118 para emergências de trânsito;
Ligue 193 para situação de emergência.