Prefeito Dário Saadi durante reunião online com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade
Rogério Capela/PMC
Prefeito Dário Saadi durante reunião online com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, que também é vice-presidente da Saúde na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), participou nesta quarta-feira (22) de uma reunião on-line com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade. Campinas já registra 120 casos de dengue em 2025, segundo dados atualizados pela Secretaria de Saúde na última segunda-feira (20). Apesar do número expressivo, a cidade não teve óbitos até o momento.

O objetivo da reunião foi reforçar o alinhamento entre municípios e governo federal no enfrentamento à dengue ao longo de 2025.

Durante o encontro, que reuniu integrantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e de conselhos de saúde, Dário destacou a importância da aprovação da vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, para conter a disseminação da doença. Ele também fez um apelo à população para colaborar na eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.

“Precisamos da colaboração da população. Dedicar um tempo semanal para verificar pontos de água parada é essencial para evitar criadouros do mosquito”, afirmou o prefeito.

Contexto Nacional

O Ministério da Saúde, por meio do Centro de Operações de Emergências de Dengue e outras Arboviroses, alertou sobre o cenário preocupante da doença no Brasil. O secretário de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venancio da Cunha, afirmou que, embora os números atuais sejam menos críticos em comparação com o início de 2024, a situação exige atenção redobrada.

Imunização em Campinas

Atualmente, Campinas oferece vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos nos 68 centros de saúde (CSs). A campanha começou em abril de 2024, seguindo orientações do Ministério da Saúde. A vacina é gratuita e não exige agendamento; basta apresentar um documento com foto e a caderneta de vacinação (se disponível).

A cidade aguarda com expectativa a aprovação da Butantan-DV pela Anvisa. A vacina, que é tetravalente e administrada em dose única, poderá ser aplicada em pessoas de 2 a 59 anos.

Mais informações sobre locais de vacinação estão disponíveis no  site oficial da campanha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!