A Defesa Civil de Campinas emitiu um alerta sobre o forte calor que deve persistir na região nos próximos dias, com temperaturas que podem chegar até 33°C. Além do calor intenso, o tempo se manterá abafado, com períodos de sol alternando com nuvens e risco de temporais.
A principal recomendação é manter a hidratação constante, especialmente para crianças e idosos, que são mais vulneráveis às altas temperaturas. Também é aconselhável evitar sair ao sol entre 10h e 16h, quando a radiação solar é mais intensa.
Além disso, a Defesa Civil sugere o uso de roupas leves, claras e confortáveis, assim como a ingestão de alimentos frescos como frutas e saladas. Apesar do calor, é importante estar preparado para eventuais temporais, com a possibilidade de ventos fortes e raios. A orientação é levar um guarda-chuva e usar protetor solar, chapéu e óculos de sol para proteger a pele e os olhos.
Campinas possui 11 piscinas públicas para os moradores se refrescarem. Para frequentar a piscina é necessário fazer uma carteirinha que é válida para todas as praças que possuem piscina. Basta comparecer à unidade mais próxima da sua residência com a documentação em mãos: 2 fotos 3x4 recentes, RG, CNH ou Certidão de Nascimento, assim como um comprovante de residência. Os horários de atendimento para fazer a carteirinha vão de 8h30 às 11h45 e das 14h às 16h45 de quarta a sexta. Nos finais de semana, somente aos sábados no período da manhã.
O valor da taxa mensal é de R$ 16,20 para adultos e de R$ 8,10 para adolescentes de 14 a 17 anos. Idosos acima de 60 anos e crianças abaixo de 14 anos não pagam.
Outra opção para se refrescar, para quem tem crianças, é o Parque Molhado. Os brinquedos foram produzidos em fibra de vidro e reforçados internamente por uma estrutura metálica. Os bonecos como golfinhos, tubarões e peixes deixam o parque bastante colorido; a água sai dos brinquedos o tempo todo e logo na sequência passa por um processo de filtragem, um processo químico e volta a ser aproveitada no lazer. O parque fica no Ginásio Jorge Mendonça, no Campo Grande. A entrada é gratuita.
Para mais informações, clique neste link.