A Prefeitura de Campinas fecha nesta segunda-feira (3), 13 parques da cidade, das regiões Sul e Sudoeste, porque o acumulado de chuvas nestas duas regiões foi de 90,3 milímetros em 72 horas, segundo dados do monitoramento da Defesa Civil de Campinas. A medida será reavaliada após 24 horas.
Os parques fechados hoje, na região Sudoeste, são Bosque Augusto Ruschi, Bosque dos Cambarás, Parque Dom Bosco, Parque Linear Capivari (Parque José Mingone/Lagoa do Mingone), Parque Luciano do Valle, Praça da Juventude Alessandro Monare; e na região Sul são Bosque São José, Bosque dos Artistas, Bosque dos Guarantãs, Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), Parque Ecológico Benevenuto Tilli, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e Parque das Águas.
De acordo com o Decreto 23.661 de 21 de novembro de 2024, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, é estabelecido que os parques e bosques sejam fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas em 72 horas chegar a 80 milímetros.
O fechamento de parques está sendo feito de maneira regionalizada desde 11 de dezembro de 2024. São utilizados os dados pluviométricos de cada região para determinar quais parques e bosques devem ser fechados.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos os parques públicos são áreas bem arborizadas e, por isso, a orientação é evitar a frequência de visitantes. O manejo das árvores é feito, porém, chuvas, ventos e solo encharcado podem derrubar mesmo árvores saudáveis.
Reparos em galerias pluviais
A Secretaria de Serviços Públicos está com duas equipes no Centro para reparos em galerias de águas pluviais (água da chuva), na rua Delfino Cintra e na Barão de Jaguara. Por causa das chuvas, houve afundamento no asfalto nas galerias pluviais. As equipes estão atuando em outras frentes nos bairros.
Cuidados
É muito importante que a população adote medidas preventivas e não se arrisque a passar por áreas nas quais há riscos. A Defesa Civil recomenda atenção às áreas mais vulneráveis, porque pode haver riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e acontecimentos relacionados a raios, vento forte e granizo.
Serviço
- Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
- Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
- Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;
- Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores
A lista dos parques de Campinas: clique aqui!
Região Sudoeste
- Bosque Augusto Ruschi
- Bosque dos Cambarás
- Parque Ecológico Dom Bosco
- Parque Linear Capivari (Parque José Mingone/Lagoa do Mingone)
- Parque Municipal Luciano do Valle
- Praça da Juventude Alessandro Monare
Região Sul
- Bosque São José
- Bosque dos Artistas
- Bosque dos Guarantãs
- Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo)
- Parque Ecológico Benevenuto Tilli
- Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim
- Parque das Águas