A cidade de Campinas registrou uma queda expressiva nos índices de criminalidade em 2024, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. Entre os destaques, a redução de 42,86% nos casos de latrocínio, com quatro ocorrências no ano passado contra sete em 2023.
Outros crimes também apresentaram queda significativa, como roubo de veículos (-27,72%), roubos em geral (-21,36%) e homicídios dolosos (-12,24%). Já o furto de veículos teve uma leve alta de 1,62%.
O secretário de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi, atribui a melhora à atuação da Guarda Municipal, que intensificou o patrulhamento e investiu em tecnologia e inteligência policial. “Já mapeamos as áreas mais afetadas e estamos reforçando as ações, inclusive com parcerias com a Emdec e o Detran para coibir furtos de veículos”, destacou.
As operações conjuntas entre a Guarda Municipal e as polícias Militar, Civil e Federal também foram fundamentais para os bons resultados. Ações estratégicas, como combate ao tráfico de drogas e à receptação, fortaleceram a segurança na cidade.
No primeiro mês de 2025, a Guarda Municipal realizou 5.563 atendimentos, efetuou 101 prisões, apreendeu quatro armas de fogo e retirou de circulação mais de 13 quilos de drogas. Além disso, recuperou 44 veículos e realizou 526 atendimentos pelo programa Guarda Amiga da Mulher.
O reforço na segurança e a integração entre as forças policiais seguem como prioridade para manter a tendência de queda nos crimes e garantir mais proteção à população campineira.