
A forte chuva que atingiu Campinas na tarde desta quinta-feira (13), provocou a queda de 13 árvores, quatro galhos e um muro, além de deixar outros dois muros com risco de colapso. A região Sudoeste da cidade foi a mais afetada, concentrando nove das 14 ocorrências registradas. A cidade recebeu alerta digital de risco moderado de inundações dos rios Atibaia e Capivari.
O maior volume de chuva foi medido no Jardim das Bandeiras, com 18,8 milímetros. Entre os bairros com quedas de árvores estão Parque Jambeiro (Sul), Vila Aeroporto (Sudoeste), DIC VI (Sudoeste), Jardim Santa Terezinha (Sudoeste) e Conjunto Habitacional Padre Anchieta (Norte).
Além das árvores e troncos caídos, um muro desabou em Joaquim Egídio, na região Leste, enquanto outras estruturas estão sob risco na Vila União e no Jardim das Paineiras.
Equipes da Prefeitura já atuam na remoção dos destruídos e na liberação de vias obstruídas. A CPFL foi acionada para atender ocorrências envolvendo a rede elétrica.
Serviço
Em caso de dúvidas ou pedido de ajuda
- - Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
- - Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
- - Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;
- - Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.
A Defesa Civil de Campinas chama a atenção da população para evitar passar por áreas alagadas e se abrigar durante temporais. Há painéis na cidade que indicam os pontos críticos de alagamento que devem ser evitados quando está chovendo, e é importante respeitá-los.