Lauro Péricles Gonçalves foi prefeito de Campinas de 1973 a 1977
Arquivo Sanasa
Lauro Péricles Gonçalves foi prefeito de Campinas de 1973 a 1977

A Prefeitura de Campinas vai decretar luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito de Campinas, Lauro Péricles Gonçalves, neste domingo, 16 de fevereiro. Ele faleceu em sua casa. O velório será nesta segunda-feira, 17, das 10h às 13h, na Capela Central do Cemitério da Saudade. O enterro será logo em seguida, também no Cemitério da Saudade.

"É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Lauro Péricles Gonçalves, cuja trajetória marcou profundamente a história de nossa cidade. Ele foi um líder visionário, que dedicou sua vida ao serviço público com integridade, competência e compromisso. Neste momento de dor, me solidarizo com seus familiares e amigos, desejando força e serenidade para enfrentar esta perda", disse o prefeito Dário Saadi.

Foto feita durante as obra da Estação de Tratamento de Água (ETA 3)
Arquivo Sanasa
Foto feita durante as obra da Estação de Tratamento de Água (ETA 3)


Nascido em Monte Santo de Minas (MG), em 18 de junho de 1935, Lauro Péricles Gonçalves chegou em Campinas no final da década de 1950 para cursar Direito na PUC-Campinas. Ele foi convidado pelo prefeito eleito Quércia a assumir a área de negócios jurídicos e, dois anos depois, o Departamento de Águas e Esgotos, que auxiliou a transformar em Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), empresa da qual foi presidente e atuou no governo do prefeito Hélio de Oliveira Santos. 

Lauro Péricles foi prefeito de Campinas de 1973 a 1977. Em sua gestão, foram executadas obras importantes e históricas para a cidade em diversas áreas como nos setores de transporte, lazer e cultura. Entre essas obras estão o Viaduto São Paulo, apelidado de “Laurão” pelo jornalista Romeu Santini do extinto Diário do Povo. A estrutura liga o centro à Rodovia D. Pedro I e aos distritos de Sousas e Joaquim Egídio; também é da gestão de Lauro, a Via Expressa Waldemar Paschoal (abaixo da avenida Aquidabã). 

O Observatório de Capricórnio, em Sousas, é outra obra de seu mandato, assim como o Hospital Municipal Mário Gatti. Sua passagem pela Prefeitura também ficou marcada pela execução de benfeitorias no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e pela conclusão do Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”. Também é da gestão dele, a divisão da manutenção da cidade por meio de Administrações Regionais (ARs).

Além da Sanasa, o ex-prefeito também auxiliou a implantar a Cohab de Campinas, além dos centros de treinamento do Guarani e da Ponte Preta e da Academia Campinense de Letras. Também são da gestão de Lauro, o Auditório Beethoven, nome oficial da Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, e as calçadas em mosaico português com a figura de andorinhas, que são símbolos da cidade. No governo estadual, Lauro Péricles Gonçalves foi presidente da Sabesp (empresa de abastecimento de água de São Paulo) e da CPFL (concessionária de energia, hoje operada pela iniciativa privada). 

Cultura foi beneficiada na gestão de Lauro  

Jorge Alves de Lima, historiador e membro da Academia Campinense de Letras de Campinas, é amigo de Lauro Péricles Gonçalves há 65 anos. Eles se conheceram em 1959, na Faculdade de Direito e, desde então, se tornaram amigos íntimos de uma jornada em prol de promover políticas públicas para a cidade, com destaques, na área da Cultura.

"Ele foi um grande prefeito”, disse Jorge, que pontuou os feitos de Lauro Péricles à frente da administração. “Foi na gestão dele que foi construída a Concha Acústica; foi ele quem reformou a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas trazendo o maestro Benito Juarez; ele terminou e inaugurou o Centro de Convivência e construiu o prédio da Academia Campinense de Letras de Campinas”.

Também foi na sua gestão que Lauro Péricles desmembrou a Cultura da Secretaria da Educação e nomeou o primeiro secretário da Cultura, Sérgio Castanho.

Lauro era casado com Maria Lázara e tinha dois filhos, Laura e Marco Aurélio (também já falecido).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!